sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Blog / Segmento de flores e plantas ornamentais cresce no agronegócio

Segmento de flores e plantas ornamentais cresce no agronegócio

Segundo um levantamento realizado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil (CNA), o setor do agronegócio atingiu o recorde de participação no Produto Interno Bruto Brasileiro, quando considerados os últimos 17 anos.

Com um aumento de 8,36% em 2021, o agro, agora, representa 27,4% do PIB, maior marca desde o ano de 2004, quando registrou 27,5%. Esses números mostram como esse nicho da economia, com o passar dos anos, marcou sua importância na economia brasileira, gerando renda e empregos por todo país.

Parte importante do agronegócio é o segmento de flores e plantas ornamentais, que também acumula crescimentos nos últimos anos. Dentro desse tema, o artigo “Perfil do produtor e varejista de flores e plantas ornamentais”, escrito pelos pesquisadores Michele Valquíria dos Reis, Gabriela Silva Sant’Ana, Patrícia Duarte de Oliveira Paiva, Francilene de Lourdes Bonifácio, e Paulo Henrique Sales Guimarães, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), aborda a situação atual desse setor no agronegócio brasileiro.

Por meio de questionários realizados com pessoas envolvidas no assunto, o grupo de pesquisadores confirmou que o perfil dos produtores de plantas e flores ornamentais ainda é, principalmente, um negócio familiar. Além disso, podem-se sugerir políticas públicas e ações a fim de estimular o desenvolvimento desse mercado relevante para a economia brasileira.

No artigo, os pesquisadores também identificaram que o período de primavera passou a ser um novo período de pico na produção e venda desses itens, mas o dia das Mães ainda é a data de maior importância. A comercialização ainda ocorria prioritariamente em lojas físicas (ressalta-se que o estudo foi realizado antes da ocorrência da Pandemia COVID19). Também foi possível constatar que o número de floriculturas, floras e Garden Centers aumentou no Brasil.

Para conferir o artigo completo, acesse o link: https://doi.org/10.1590/2447-536X.v26i3.2164

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Doação renal cruzada internacional salva vidas em Portugal

          A doação renal cruzada é uma estratégia promissora para aumentar o acesso ao transplante ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil