quarta-feira , 24 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Diálogos ABEC fala sobre Compartilhamento de Dados

Diálogos ABEC fala sobre Compartilhamento de Dados

Ontem (09), aconteceu mais uma edição do evento Diálogos ABEC. Promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) e a Go Fair Brasil/Go Train, o segundo minicurso, de uma série de três, teve como tema o “Compartilhamento de Dados em Periódicos Científicos: infraestrutura e prática”. 

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os princípios e as melhores práticas da gestão de dados para a aplicação no dia a dia, tanto como pesquisador, como autor e/ou editor.

Sobre o minicurso

WhatsApp Image 2022-06-09 at 17.59.27O evento começou com a fala de Silvia Galletti, do Conselho Deliberativo da ABEC, que fez uma introdução e apresentou as palestrantes aos participantes. Em seguida, Viviane Veiga, da Fiocruz/Go Fair Brasil, apresentou a primeira parte do minicurso. 

Viviane começou sua apresentação falando sobre a Ciência Aberta e os periódicos de dados dentro do tema de periódicos científicos. “Ciência Aberta é construída através de vários elementos e práticas. Mas, o entendimento de que essa prática, esse componente, faz parte de um ecossistema bem maior, nos permite entender como e porque temos que fazer isso. Porque, se não entendermos, vamos estar compartilhando dados nos nossos periódicos de forma equivocada”, explicou a palestrante.

WhatsApp Image 2022-06-09 at 17.59.28

Ainda sobre a Ciência Aberta, Viviane completou que este é um modo de fazer ciência colaborativa. Em seguida, levou para discussão os dados de pesquisa e afirmou a importância dessa ferramenta nos dias atuais. “Hoje, os dados de pesquisa são o ouro. Alguns autores até colocam que o dado de pesquisa é mais importante do que o artigo científico. Desse conjunto de dados, podem ser produzidos vários outros artigos e pesquisas”, disse.

Ainda sobre os dados de pesquisa, continuou: “Os dados de pesquisa dependem muito da disciplina. O que é dado de pesquisa para um pode não ser para outro. E, dentro dos dados de pesquisa, temos os dados que são desenvolvidos, outros coletados através do big data e tem os dados da cauda longa (que precisam de diretrizes e padrões)”, afirmou.

Viviane continuou durante a tarde a apresentação sobre o tema central e no fim de sua fala também explanou sobre os pilares da GO FAIR. Com o fim da sua apresentação, Solange Santos, SciELO, continuou com o minicurso.

WhatsApp Image 2022-06-09 at 17.59.27 (2)“É importante entender tanto do protagonismo dos dados até quando a gente pensa em Dados Fair, porque os dados, além de ter essa questão do contexto, um aspecto muito importante é que os princípios Fair falam diversas vezes que esses dados precisam ser legíveis”, foi uma das falas da Solange no início de sua apresentação. 

Ainda sobre os dados, Solange afirmou: “Temos que pensar que o dado é aquilo que é necessário para suportar a pesquisa que você publicou”. Ainda sobre o assunto, continuou: “É importante ter declaração de disponibilidade “de dados” em todos os artigos, principalmente para orientar o leitor sobre a existência ou desistência desses dados”.

Durante sua apresentação, a palestrante ainda falou sobre abertura de dados e quais devem ser as preocupações do autor para publicar um artigo científico. No fim do minicurso, Solange também falou sobre o programa SciELO.

Depois, finalizadas as apresentações, os participantes puderam tirar todas suas dúvidas com as professoras do minicurso.

O minicurso está disponível no Youtube da ABEC Brasil. O evento pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=7VvrzlpoCVM

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil