sábado , 20 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Presidente da ABEC Brasil participa de conferência na Espanha sobre “ A jornada do manuscrito: a perspectiva dos editores”

Presidente da ABEC Brasil participa de conferência na Espanha sobre “ A jornada do manuscrito: a perspectiva dos editores”

O presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), Sigmar de Mello Rode, participou no último final de semana, nos dias 24, 25 e 26 de junho, da 16ª Conferência EASE, em Valência, na Espanha. Este ano, foi aprovado o Capítulo Regional Brasileiro da European Association of Science Editors (EASE), sendo a ABEC o Capítulo Brasileiro, com Sigmar como seu Chair. A primeira tesoureira da ABEC Brasil, Ilda Fontes, também participou da Conferência. O evento teve como tema principal “A jornada do manuscrito: a perspectiva dos editores”.

A Conferência se concentrou no tema do manuscrito, exibindo apresentações perspicazes, instigantes e sessões práticas de oficinas interativas. O objetivo foi destacar habilidades e oferecer suporte às diferentes funções de um editor em todas as etapas de um trabalho de pesquisa, desde o desenho do projeto, até a autoria e publicação.

O evento teve como público-alvo pessoas envolvidas em toda a comunidade editorial acadêmica, como autores e revisores, editores-chefes, editores, bibliotecários, redatores, tradutores, fornecedores de tecnologia e outros.

A Conferência teve início na sexta-feira, 24, com a Assembléia Geral e abertura de cerimônia. No sábado, 25, foram apresentados os principais temas do programa científico, como “O panorama da publicação acadêmica na Espanha”; “Pré-submissão: ajudando os autores a preparar os papéis científicos”; “Inovação dos editores para ajudar os autores com a submissão do manuscrito”; “Avaliação do manuscrito pré-revisão por pares”; “Revisão estruturada por pares” e outros. No domingo, 26, também foram realizadas apresentações sobre “Edição do manuscrito pós-aceitação”; “Mídias sociais e comunicação científica: oportunidades e desafios”.

Sobre as Conferências

Nas conferências EASE, são realizados fóruns para debates e reuniões para discussão dos temas. Os eventos são abertos a membros e não membros da EASE, atraindo uma grande variedade de indivíduos de diferentes países.

Ao final da programação, os organizadores agradeceram aos participantes por toda a colaboração com o evento, ressaltando a responsabilidade de criar uma ambiente inclusivo e acolhedor para todos.

Capítulo Brasileiro

Este ano, foi aprovado o Capítulo Regional Brasileiro da EASE. Por meio de sua parceria com a ABEC Brasil, será possível a colaboração científica com parceiros internacionais. O objetivo é disponibilizar conteúdo de qualidade e atualizado aos seus membros, visando impulsionar o aprimoramento e a visibilidade dos periódicos brasileiros no contexto internacional.

A EASE apoiará o Capítulo ajudando a desenvolver uma formação adequada; promovendo webinars relacionados aos comitês de interesse especial da EASE; com a realização de eventos específicos em conjunto com conferências; na identificação de palestrantes para reuniões/conferências da ABEC; promovendo visibilidade à ABEC Brasil.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil