quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Programa ABEC Educação é foco de apresentação internacional

Programa ABEC Educação é foco de apresentação internacional

O curso na modalidade de Educação a Distância (EaD) “Avaliador de Artigo Científico”, da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), foi apresentado na 7ª Conferência Mundial sobre Integridade em Pesquisa (7th World Conference on Research Integrity), realizada na Cidade do Cabo, na África do Sul, entre os dias 29 de maio e 1º de junho. O presidente da ABEC Brasil, Sigmar de Mello Rode, e a 2ª tesoureira, Edna Frasson de Souza Montero, estiveram no evento para apresentar o trabalho, que tem coautoria de Eli Lopes da Silva e Elisabete Werlang.

A ABEC Brasil, pautada nos princípios éticos que regem a entidade, tem seu foco na capacitação dos editores científicos brasileiros. Por esse motivo criou em 2020 o Programa ABEC Educação, visando a certificação para editor científico. Considerando que um dos pilares da qualidade da publicação científica é a avaliação por pares, o primeiro curso qualifica avaliadores de artigos científicos.

Ética e integridade na revisão por pares: formação do conselho editorial

O objetivo do trabalho foi apresentar o curso de Avaliador de Artigo Científico e como as questões de integridade e ética estão intrinsecamente ligadas à avaliação por pares, de forma a contribuir com editores e autores, compreendendo o papel do avaliador como um dos responsáveis pela qualidade da publicação científica.

A ética e integridade figuram como alicerces em todas as cinco disciplinas que compõem o curso: Contexto de Avaliação por pares, Processo de avaliação por pares, Qualidade na avaliação, Avaliação por pares nos sistemas de gestão e Ética na publicação. Esta última trata de concepções preliminares sobre ética e moral; interesses conflitantes e concorrentes; identificação de aderência ao periódico e declaração da falta de conhecimento para avaliação; colaboração na identificação de plágio e outras fraudes autorais; aspectos de avaliação cortês; aspectos de confidencialidade; vieses e transparência na avaliação por pares.

Outro aspecto inovador do curso é a vivência prática da avaliação por pares no Laboratório de conclusão de curso, realizado em três etapas: na primeira, o aluno faz avaliação de um artigo científico; na segunda etapa, ele avalia as avaliações dos pares (meta-avaliação) e, por fim, faz a sua autoavaliação com base nos feedbacks dos pares.

Com a implantação do Programa ABEC Educação e a realização deste curso, a ABEC Brasil cumpre parte de sua função na capacitação dos atores do fluxo editorial para desempenharem com ética e integridade suas atividades.

Continue acompanhando os trabalhos da ABEC Brasil.
Em 2022 está previsto o lançamento de mais três cursos: INDEXADORES PARA PERIÓDICOS CIENTÍFICOS, POLÍTICA EDITORIAL CIENTÍFICA e ATRIBUIÇÃO DE DOI PARA PUBLICAÇÕES.
Conheça o ambiente virtual de aprendizagem do Programa ABEC Educação
https://moodle.abecbrasil.org.br

Poster Cientifico 2 Edna_page-0001 (1)

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil lança curso EaD sobre plágio em textos científicos

 Curso é voltado a editores, avaliadores, autores, professores e toda a comunidade científica e tem ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil