quinta-feira , 18 de abril de 2024
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ABEC Brasil lança o curso Indexadores para Periódicos Científicos

Como parte do Programa ABEC Educação, a ABEC Brasil lança o curso INDEXADORES PARA PERIÓDICOS CIENTÍFICOS. A capacitação visa formar editores e suas equipes para identificar, planejar e submeter periódicos científicos aos indexadores, conforme a política editorial do periódico. As matrículas estão abertas em fluxo contínuo através do link: https://www.abecbrasil.org.br/abec_educacao/matricula

A indexação de periódicos científicos é um conhecimento fundamental para a formação de editores, porque abre portas para a visibilidade dos periódicos. O curso, ofertado na modalidade de ensino à distância (EaD), possui carga horária de 40 horas, com informações para subsidiar as equipes editoriais na escolha das melhores opções de indexação, bem como para compreender os critérios para obtenção da indexação almejada.

Sobre o Curso

Escopo do curso Indexadores para Periódicos Científicos
Carga horária: 40 horas
Modalidade: à distância
Plataforma: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle
Local: moodle.abecbrasil.org.br
Formato: curso na modalidade de educação à distância (EaD), não tutorado, com Laboratório de Indexação como atividade de conclusão.
Público: A Certificação ABEC Brasil de Editor Científico foi criada visando, especialmente, a qualificação dos editores de periódicos científicos. Como os cursos são independentes e tratam de conteúdos que envolvem toda a editoria científica, a certificação é voltada também para avaliadores e membros de equipes editoriais de periódicos científicos, bibliotecários, professores, estudantes de pós-graduação, dentre outros interessados em qualificação nesse campo temático.

 Características e diferenciais:
– Curso elaborado por Luisa Veras de Sandes Guimarães e Gildenir Carolino Santos, especialistas com reconhecido conhecimento, titulação e larga experiência nos processos de indexação de periódicos científicos.
– Revisado e aprovado pelo Comitê ABEC Educação.
– Composto por cinco disciplinas.
– Laboratório de Indexação como atividade avaliativa de conclusão de curso.
– Conteúdo interativo com textos, vídeos e atividades.
– Gamificação por meio do uso de bônus e o mercado de bônus.
– Utilização de hiperlinks para acesso às referências.
– Utilização de hiperlinks para acesso ao glossário.

MATRIZ CURRICULAR
1- Panorama sobre indexação – 5h. Objetiva compreender o conceito de indexação, as vantagens para os periódicos e os tipos de indexadores.
2- Ciência aberta e indexação – 5h. Objetiva contextualizar os periódicos científicos no âmbito da Ciência Aberta.
3- Boas práticas editoriais – 10h. Objetiva compreender os princípios de transparência e as boas práticas como critérios comuns dos indexadores.
4- Critérios e Indexadores – 10h. Objetiva identificar os critérios de avaliação dos indexadores por nível de dificuldade para indexação.
5- Aspectos técnicos – 2h. Objetiva conhecer os principais aspectos técnicos da indexação.
Laboratório de indexação – 8h. Objetiva avaliar um periódico científico candidato à indexação.

CONTEUDISTAS
Disciplinas: Luisa Veras de Sandes Guimarães e Gildenir Carolino Santos
Laboratório de Indexação: Eli Lopes da Silva e Elisabete Werlang
Exercícios e avaliações: Terçária Tecnologias Educacionais

Sobre a ABEC Educação

O Programa ABEC Educação visa capacitar o editor científico para executar, com excelência, a missão de divulgar para a sociedade os avanços das pesquisas científicas brasileiras, em todas as áreas do conhecimento. A ABEC Brasil se propõe a suprir a lacuna existente no mercado educacional brasileiro, com a criação da Certificação ABEC Brasil para Editor Científico, que está em desenvolvimento.

Sobre Leandro Rocha

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