quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Inovação e equidade de gênero na pesquisa foram assuntos debatidos no Diálogos ABEC

Inovação e equidade de gênero na pesquisa foram assuntos debatidos no Diálogos ABEC

Na última quinta-feira, 15, aconteceu mais uma edição do Diálogos ABEC, promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil). O encontro teve como tema  principal “Como incorporar os princípios DEI na Editoria Científica Latinoamericana?”.

Leila Garcia, Membro do Conselho Construtivo da ABEC Brasil, abriu o evento e fez uma introdução sobre o que seria abordado durante o minicurso. Alex Mendonça, da Scielo, também fez sua participação, trazendo uma contribuição para a discussão do assunto.

Logo em seguida, deu-se início ao minicurso, com apresentação da Dra. Ana Heredia, Consultora em Comunicação Científica. A palestrante trouxe um panorama geral do tema e de dados relacionados ao assunto, como equidade de sexo e gênero na pesquisa.

Ainda em sua apresentação, falou também sobre inovações considerando o gênero e mostrou aos participantes um documento de discussão sobre diversidade e inclusão. Além disso, a consultora explanou sobre a parte prática do tema, mostrando o que fazer e por onde começar, por exemplo.

Ao fim do minicurso, os participantes ainda puderam acompanhar a participação do Dr. Claudio Mesquita, Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense, que apresentou um pouco da sua experiência dentro dessa incorporação dos princípios FAIR. O Professor começou a estudar o assunto a partir do webinar da ABEC Brasil sobre DEI, que despertou o interesse.

Essa edição do Diálogos ABEC pode ser acompanhada na íntegra, de forma gratuita, no canal da ABEC Brasil no YouTube. Acesse através do link: https://www.youtube.com/watch?v=1OXfN0pZnYg

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil