sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / ABEC Meeting 2022 inicia suas apresentações com mais de 100 pessoas on-line

ABEC Meeting 2022 inicia suas apresentações com mais de 100 pessoas on-line

abec meeting 2022Nesta terça-feira, 04, aconteceu o primeiro dia de apresentações do ABEC Meeting Live 2022, promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil). O evento teve início com a fala de abertura do Presidente da ABEC Brasil, Sigmar de Mello Rode. 

Na ocasião, Sigmar falou sobre o ABEC Meeting e a importância e relevância de continuarem promovendo o evento de forma on-line. Ele aproveitou para agradecer toda a equipe da ABEC que está trabalhando na realização do evento e, ao final, prestou uma homenagem ao primeiro Presidente da ABEC Brasil, Francisco Alberto de Moura Duarte, que faleceu em agosto deste ano. 

Logo em seguida, foi feita a entrega do prêmio Jovem Editor pela vice-presidente da ABEC Brasil, Lia Fialho, à grande vencedora, Erica Emilia Felix de Carvalho. Assim que recebeu o prêmio, Erica também apresentou um pouco sobre sua vida acadêmica e seus trabalhos a todos os participantes do evento.

abec meeting 2022 2

A primeira apresentação do dia foi realizada por James Butcher, Journalology, Clarke & Esposito, em uma Conferência Magna com o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: como impactam a publicação científica?”. Durante a palestra, James falou sobre acesso aberto, como trabalhar a comunicação nesse contexto e também mostrou alguns exemplos de quais jornais estão fazendo seu papel para ajudar a pesquisa aplicada.

Ainda em sua apresentação, o profissional fez um questionamento: como os editores podem contribuir aos SDGs? “Nós podemos fazer uma coisa, simplesmente publicar os artigos em SDGs. Para se obter apoio, deve ter ajuda financeira. Se você se importa com o mercado como editor de finanças, é uma boa iniciativa para engajar. Outra razão: um bom jeito de unir as equipes em prol de objetivo comum… Minha recomendação é para não focar nos SDGs em si. Meça o impacto que seu programa tem, faça algo que seja tangível”, disse. Ao final, James respondeu às perguntas dos participantes.

Em uma apresentação gravada, Geoffrey Boulton, International Science Council, realizou a segunda apresentação do dia, com a palestra “Comunicação científica e ciência aberta”. Durante sua fala, apresentou temas como revolução digital, a enorme quantidade de dados que está disponível atualmente e sobre o tema “Por que a ciência aberta importa?”.

Ainda em sua palestra, Geoffret falou sobre qual é o papel da América Latina e do Brasil no processo da ciência aberta. Essas foram suas primeiras palavras sobre o assunto: “Internacionalmente, nós ainda meio que estamos num estado meio colonial. Realmente é um problema que todos nós temos”.

Ao final, os participantes realizaram perguntas ao palestrante. Mais tarde, às 16h, deu-se início ao primeiro Painel do ABEC Meeting 2022. A apresentação começou com Taissa Vila, The Lancet Regional Health Americas, que falou de forma geral, e em todos seus aspectos, sobre o The Lancet. “A missão do The Lancet é dar voz aos pesquisadores e tópicos de relevância e impacto regional e criar um fórum de discussão para alavancar assuntos de saúde pública e advogar pelo direito à saúde”, disse. Ela ainda falou sobre os objetivos, os tipos possíveis de publicação e as estratégias do negócio.

Logo em seguida, foi a vez de Cid Aimbiré, Universidade Federal do Paraná, contar um pouco das suas experiências com “A queda e a recuperação de um periódico científico: o exemplo da RBFAR”. No início, falou sobre o momento complicado em que assumiu a revista e detalhou os anos e os acontecimentos do periódico. Ele também discorreu sobre a Farmacognosia, a ciência que pesquisa novas substâncias ativas a partir de fontes naturais. “As revistas têm que dar oportunidade para que os pesquisadores brasileiros possam dar visibilidade para o seu trabalho”, disse no fim da palestra.

Anna Tolwinska, Crossref, fechou as apresentações do primeiro painel do ABEC Meeting 2022. Em sua palestra, falou sobre o Crossref, apresentou temas como metadados e ainda agradeceu a todos que estavam presentes: “Eu gostaria de agradecer o intérprete e a todos e todas que participaram desta tarde”, finalizou.

O segundo painel teve início com a apresentação da Claudia Jurberg, Fiocruz, com a temática principal “Quem precisa de quem?”. A palestrante começou dizendo: “A ciência precisa de divulgação científica para atrair a sociedade, para ter a sociedade como uma aliada, ou a sociedade precisa da ciência para estar bem informada em um mundo onde cresce muito o negacionismo científico?”. Ainda sobre o assunto, Claudia disse que é preciso adotar estratégias de divulgação científica contra o negacionismo e continuou sua apresentação.

A segunda apresentação do Painel 2 e último do dia, foi realizada por João Paulo Rodrigues Marques, USP, que explorou a temática “Divulgação em ação: o cartão de visita do pesquisador”. João começou falando sobre como aumentar a visibilidade da pesquisa nas redes sociais e mostrou as suas experiências durante todos esses anos. Ainda falou sobre suas estratégias: “Qual a minha estratégia? Existem as redes sociais, essa infinidade de redes. Quando saiu o WhatsApp eu passei a mandar para os meus colegas os meus trabalhos por lá. E, com o tempo, eu fui amadurecendo. Do que adianta publicar um trabalho sendo que eu vou permanecer com a dúvida de que meu público-alvo terá acesso a aquele trabalho”. Nesta perspectiva, João Paulo apresentou aos participantes um pouco da sua jornada dentro desse mundo e como é o seu dia a dia.

O ABEC Meeting Live acontece até esta quinta-feira, 6 de outubro, com uma programação composta por painéis e conferências. 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil