terça-feira , 23 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Segundo dia de ABEC Meeting Live 2022 trata sobre Ética na produção científica e Revisão por pares

Segundo dia de ABEC Meeting Live 2022 trata sobre Ética na produção científica e Revisão por pares

abec meeting 2022Nesta quarta-feira, 05, foi realizado o segundo dia de apresentações do ABEC Meeting Live 2022. Na tarde de ontem, foram apresentados dois painéis, um com início às 14h e outro às 15h50.

O Painel 3, que foi o primeiro do dia, teve como tema principal a “Ética na produção científica”. A primeira palestra foi realizada por Edna Montero, USP, Unifesp, e 2ª tesoureira da ABEC Brasil, sobre a “Detecção de riscos éticos no uso de preprints”. Edna falou que o papel de todos os autores deve ser listado, utilizando as categorias propostas. Ela ainda descreveu 14 créditos que podem ser atribuídos aos autores, como: contextualização, curadoria de dados, análise formal, pesquisa, metodologia e outros.

Ainda em sua apresentação, a palestrante deu dicas para determinar o crédito da autoria e falou sobre o papel dos autores e colaboradores. “Além de ser responsável pelas partes do trabalho que realizou, um autor deve ser capaz de identificar quais os co-autores responsáveis por outras partes específicas do trabalho”, disse.

Logo em seguida, foi a vez de João Monteiro, Nature Medicine, realizar sua apresentação sobre “Inclusion & etichs in global research collaboration”. Dentro de sua palestra, ele destacou alguns panoramas acerca do tema. “Um dos problemas mais recentes que estamos tentando ajudar a resolver é a questão da “pesquisa de helicóptero”, que é quando você tem um trabalho que é realizado com a participação de pesquisadores em vários países, de lugares mais ricos, mais desenvolvidos, que colaboram com autores em outros locais do planeta que não são tão favorecidos em questão de recursos”, falou.

Olavo Amaral foi o último palestrante do Painel 3 e falou sobre a “Reprodutibilidade e publicação científica”. Em algumas de suas falas, afirmou: “Estamos acostumados a ouvir que artigos científicos são a fonte de evidência mais confiável que temos… Nas poucas áreas da ciência estudadas, não parece correto presumir que a maior parte dos resultados publicados sejam reprodutíveis”. Olavo ainda falou em sua apresentação sobre compartilhamento de dados e estruturação de dados.

Logo em seguida, foram abertas as perguntas a todos os participantes. 

Integrando a programação do dia, o Painel 4 teve como temática a “Revisão por pares e seus desafios”.

Elisa Pucu, Lancet Americas, foi a primeira palestrante do painel e apresentou o tema “Ética nos processos de peer review”. Em sua palestra, falou sobre os aspectos éticos relacionados ao peer-review, que as revistas devem ter guias com instruções claras sobre reviewer’s report e transparência quanto ao processo de peer-review. “O processo de peer-review é cíclico, então envolve revisores, autores e editores… É necessário ter essa interação e uma prática sempre muito transparente”.

O tema “Avaliação por pares aberta” foi apresentado por Lilian Caló, BIREME, que começou sua apresentação trazendo um parecer sobre o assunto. “Ainda é muito forte a correlação entre prestígio acadêmico e uma lista de publicações em revistas arbitradas, preferencialmente com elevados índices de impacto baseados em citações”, afirmou. Lilian ainda tratou sobre preprints e open peer review.

abec meeting 2022 6Por último, foi a vez da Teresa Kraus, Springer Nature NY, realizar sua palestra sobre “Por que o DEI é importante para seu conselho e revisores”. Um pouco de sua apresentação pode ser resumida nesta frase: “Como fazer uma revisão abrangente? Para um revisor que está começando na carreira, comparado a outro revisor sênior, nós precisamos preparar uma nova geração para o futuro… As pessoas vão lembrar quem lhes deram a chance no começo da carreira… Esses pesquisadores que estão começando são o futuro do periódico”, disse.

O ABEC Meeting Live 2022 ainda terá mais apresentações de conferências e painéis nesta quinta-feira, 06/10. Acompanhe!

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil