sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Taxas de processamento de artigos enfraquecem o acesso aberto

Taxas de processamento de artigos enfraquecem o acesso aberto

Quando a Biblioteca Pública de Ciências, uma organização sem fins lucrativos com sede em São Francisco, Califórnia, e outros editores popularizaram o processamento de artigos (APCs), em meados dos anos 2000, a publicação acadêmica na América Latina já estava adotando o acesso aberto (AO), usando um modelo diferente: em vez de cobrar dos autores, as instituições acadêmicas publicaram periódicos editados por membros do corpo docente. A abordagem é um tipo de ‘OA de diamante’, que funciona sem taxas para leitores ou autores.

No mesmo período, os APCs se tornaram onipresentes no norte global, adotados por periódicos com fins lucrativos e incentivados por muitos dos principais financiadores europeus e norte-americanos. O vibrante ecossistema editorial na América Latina (e em outros lugares do sul global) não ficará ileso. Eu sei que este ecossistema é vibrante e diversificado porque eu passei 15 anos trabalhando no Public Knowledge Project (PKP) — baseado na Simon Fraser University em Vancouver, Canadá — e agora sou co-diretor científico desta iniciativa para tornar a pesquisa publicamente disponível. Conheci centenas de editores de periódicos que trabalham duro, muitas vezes em condições desafiadoras, para levar o conhecimento descoberto por suas comunidades para o resto do mundo. 

Um conjunto incrivelmente diversificado dos periódicos agora usa Open Journal Systems, software livre desenvolvido pela PKP, para gerenciar, publicar e indexar seu trabalho (S. Khanna et al. Preprint em SciELO preprints https://doi.org/jgbz; 2022). O meu trabalho e dos meus colegas mostra que muitos não acadêmicos acessam com frequência esse conteúdo. Muitos títulos focam questões localmente relevantes, como desenvolvimento rural, histórias locais e culturas indígenas. 

Essa é uma parte extraída do artigo de Juan Pablo Alperin, Simon Fraser University, PKP. Leia o documento completo pela imagem:

d41586-022-03201-w (1)_pages-to-jpg-0001

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil