sábado , 20 de abril de 2024
Home / Blog / Meta-análise: Atividade física e fatores de risco cardiovascular em crianças

Meta-análise: Atividade física e fatores de risco cardiovascular em crianças

O estudo parte do pressuposto de que sobrepeso e obesidade na infância podem contribuir para o surgimento de doenças cardiovasculares ao longo da vida.

A pesquisa é a atualização de uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados (ECR), realizados em 2014, avaliando os impactos das intervenções de atividade física na prevenção de riscos durante a infância.

A metodologia utilizada combina dados da pesquisa anterior com novos. Os ECRs inscritos utilizaram intervenções com atividade física superior a seis meses em escolares de 6 a 12 anos e avaliaram índice de massa corporal (IMC), pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD), colesterol total (CT), níveis de triglicérides (TG) e lipoproteína de baixa densidade (LDL) e lipoproteína de alta densidade (HDL). A análise dos dados foi realizada usando um modelo de efeitos aleatórios, e um valor de P <0,05 foi considerado estatisticamente significativo.

A conclusão corrobora os achados anteriores: em crianças, atividade física auxilia na redução da pressão arterial sistólica e diastólica e nos níveis de triglicérides.

 

Confira o estudo completo: https://ijcscardiol.org/article/physical-activity-and-cardiovascular-risk-factors-in-children-a-meta-analysis-update/ 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil