quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Associados / Avaliação geriátrica ampla: uma revisão narrativa sobre os benefícios do cuidado centrado no paciente

Avaliação geriátrica ampla: uma revisão narrativa sobre os benefícios do cuidado centrado no paciente

A avaliação geriátrica ampla (AGA) é um modelo de atenção sistemático, multidimensional e interdisciplinar, que permite aos médicos reconhecer incapacidades relacionadas à idade e desenvolver um plano de tratamento e acompanhamento voltado para as necessidades específicas do paciente.

Considerando o crescente número de pessoas idosas que procuram cuidados de saúde em todos os países e a importância de mudar de um modelo de atenção centrado na doença para um modelo mais abrangente e centrado no paciente, o estudo “Avaliação geriátrica ampla: uma revisão narrativa sobre os benefícios do cuidado centrado no paciente nos vários ambientes de saúde” busca apresentar os benefícios da AGA para idosos em diferentes ambientes de saúde, usando uma revisão narrativa.

A abordagem, proposta pelos pesquisadores Maria Fernanda Bottino Roma, Natália Ivanovna Bernasovskaya Garção, Kenneth E. Covinsky e Márlon Juliano Romero Aliberti, tem sido associada à menor taxa de (re)internação hospitalar, à manutenção da funcionalidade, à melhoria da qualidade de vida, à menor sobrecarga do cuidador e à maior satisfação do paciente com os cuidados recebidos nos diferentes ambientes de saúde. Em alguns contextos, por exemplo, de idosos hospitalizados, a AGA já se estabeleceu como padrão de atendimento, pois tem sido consistentemente associada à redução da mortalidade.

Há também evidências substanciais de contextos específicos, como de oncologia e ortopedia, mostrando a importância da avaliação ampla para os médicos, pois colabora com a tomada de decisão quanto ao melhor tratamento dos pacientes idosos. Vale ressaltar que mais evidências baseadas em estudos de custo-efetividade ainda são necessárias, principalmente em ambientes da comunidade.

Confira o estudo na íntegra em https://ggaging.com/details/1754/en-US/delivering-patient-centered-care–outcomes-of-comprehensive-geriatric-assessment-across-healthcare-settings

DOI: 10.53886/gga.e0220031

 

 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil