quarta-feira , 24 de abril de 2024
Home / Sem categoria / ABEC Educação – Curso Avaliador de Artigo Científico

ABEC Educação – Curso Avaliador de Artigo Científico

Avaliador de Artigo Científico

A qualidade do conteúdo publicado por periódicos científicos é amparada pela avaliação por pares. Professores e pesquisadores desempenham essa atividade geralmente sem receber formação específica, com a experiência da prática acadêmica e dos pareceres recebidos em seus próprios trabalhos como autores.

É nesse contexto que a ABEC Brasil desenvolveu esse curso, para formar avaliadores de artigos científicos capazes de contribuir com editores e autores, compreendendo o seu papel de avaliador como parte integrante do processo da comunicação científica.

Trata-se de um curso com duração de 60 horas, categorizado como curso livre a distância, ou seja, um tipo de curso que visa tanto à formação inicial, quanto à atualização ou ao aperfeiçoamento e que pode ser ofertado por associações como a ABEC Brasil.

O Curso é destinado a profissionais atuantes ou que tenham interesse de atuar como avaliador de artigo de periódico científico, ou, ainda, profissionais envolvidos com editoria científica.

Não são exigidos diplomas em níveis de graduação ou pós-graduação, pois, pelo fato de ser uma área em que atuam, predominantemente, pesquisadores com grau de formação superior, reconhecidos por sua robusta produção científica e por seu notório saber em sua área de pesquisa.

Curso elaborado por especialistas brasileiros com titulação, conhecimento e larga experiência na comunicação científica. Composto por cinco disciplinas mais Laboratório de Avaliação por pares como atividade meta-avaliativa para a sua conclusão.

Matriz curricular

Matriz_Curricular

Um dos diferenciais da proposta pedagógica do curso é o Laboratório de Avaliação por Pares. Após o estudante finalizar as cinco disciplinas do curso, ele realiza a avaliação de um artigo e em seguida escolhe um período para participar de uma atividade coletiva, meta-avaliativa, onde terá a oportunidade de receber feedback de sua avaliação, assim como deverá fazer a avaliação de seus pares no curso

Alguns depoimentos de Avaliadores certificados pela ABEC

“Curso fundamental para qualificação dos periódicos brasileiros.””Certamente foi um dos melhores cursos que já realizei com a ABEC.””A partir desse curso o interesse em tornar-se avaliador com mais expertise na minha área de atuação e obter pareceres construtivos contribuindo na qualidade das publicações.””O curso foi bem aproveitado. Trouxe um arcabouço claro e profundo das ações de um avaliador. Foi de grande aprendizado.””Iniciativa inédita e muito necessária, pois os avaliadores têm como ponto forte apenas seu conhecimento da disciplina de formação e muito pouco de uma estratégia de avaliação. As indicações de avaliação dadas pelo periódico não bastam. Que tenha mais cursos sobre e que sejam ampliados para alcançar mais profissionais, melhorando o padrão de avaliação brasileiro.”” A experiência do Laboratório de Avaliação por pares foi maravilhosa porque permite consolidar o conhecimento com a prática. O feedback dos colegas, que eu considerei totalmente pertinentes, foi importante para demonstrar os pontos que precisam ser melhorados e aqueles que foram compreendidos. O curso também está me ajudando a construir trabalhos melhores.”

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil