sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Programa ABEC Educação

Programa ABEC Educação

CONHEÇA O PROGRAMA ABEC EDUCAÇÃO 
MATRÍCULAS 

PROGRAMA ABEC EDUCAÇÃO

A ABEC Brasil tem como interesse “desenvolver e aprimorar a publicação de periódicos técnicos-científicos; aperfeiçoar a comunicação e divulgação de informações; manter o intercâmbio de ideias, o debate de problemas e a defesa dos interesses comuns”.

No Artigo 3º do seu estatuto consta que a ABEC Brasil tem por finalidades: “IV. Promover congressos, conferências, seminários, encontros e cursos no seu âmbito de atuação”.

Portanto, é papel da ABEC Brasil capacitar o editor científico para executar, com excelência, a missão de divulgar para a sociedade os avanços das pesquisas científicas brasileiras, em todas as áreas do conhecimento.

 

CERTIFICAÇÃO ABEC PARA EDITOR CIENTÍFICO

A ABEC Brasil se propõe a suprir a lacuna existente no mercado educacional brasileiro, com a criação de uma CERTIFICAÇÃO específica para a formação do editor científico.

selo certificado abec

A Certificação ABEC para Editor Científico está em desenvolvimento, sendo Avaliador de artigo científico o primeiro curso desenvolvido e ofertado em 2021. No primeiro trimestre de 2022 está previsto o lançamento de mais dois cursos: ATRIBUIÇÃO DE DOI PARA PUBLICAÇÕES e INDEXADORES PARA PERIÓDICOS CIENTÍFICOS.

 

 

CURSOS EAD DA CERTIFICAÇÃO ABEC

Atribuição de DOI para publicações

Identificadores persistentes são fundamentais para a recuperação e a preservação do conteúdo publicado em periódicos científicos. Neste curso, com carga horária de 20 horas, você verá como obter e as melhores práticas de atribuir o DOI.

Registre aqui seu interesse

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVPAjVeoWj7KRORGZuNGayQ_gvrX_i-wu6JcLbQ7UrlFxwCQ/viewform

Curso em desenvolvimento

Indexadores para periódicos Científicos

Saber escolher os indexadores é importante para a visibilidade do periódico. Neste curso, com carga horária de 40 horas, apresentamos diversas informações para ajudar você a escolher as melhores opções de indexação para o seu periódico e quais critérios deverá seguir para conseguir alcançar a indexação almejada.

Registre aqui seu interesse

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfVtLbsRmV2GyLa2p-unJ0SD-jdqSZdN3wgx3xd0iRidpdfSA/viewform

Curso em oferta – matrículas em fluxo contínuo

Avaliador de Artigo Científico

A qualidade do conteúdo publicado por periódicos científicos é amparada pela avaliação por pares. Professores e pesquisadores desempenham essa atividade geralmente sem receber formação específica, com a experiência da prática acadêmica e dos pareceres recebidos em seus próprios trabalhos como autores.

É nesse contexto que a ABEC Brasil desenvolveu esse curso, para formar avaliadores de artigos científicos capazes de contribuir com editores e autores, compreendendo o seu papel de avaliador como parte integrante do processo da comunicação científica.

Trata-se de um curso com duração de 60 horas, categorizado como curso livre a distância, ou seja, um tipo de curso que visa tanto à formação inicial, quanto à atualização ou ao aperfeiçoamento e que pode ser ofertado por associações como a ABEC Brasil.

O Curso é destinado a profissionais atuantes ou que tenham interesse de atuar como avaliador de artigo de periódico científico, ou, ainda, profissionais envolvidos com editoria científica.

Não são exigidos diplomas em níveis de graduação ou pós-graduação, pois, pelo fato de ser uma área em que atuam, predominantemente, pesquisadores com grau de formação superior, reconhecidos por sua robusta produção científica e por seu notório saber em sua área de pesquisa.

Curso elaborado por especialistas brasileiros com titulação, conhecimento e larga experiência na comunicação científica. Composto por cinco disciplinas mais Laboratório de Avaliação por pares como atividade meta-avaliativa para a sua conclusão.

Matriz curricular

Matriz_Curricular

Um dos diferenciais da proposta pedagógica do curso é o Laboratório de Avaliação por Pares. Após o estudante finalizar as cinco disciplinas do curso, ele realiza a avaliação de um artigo e em seguida escolhe um

período para participar de uma atividade coletiva, meta-avaliativa, onde terá a oportunidade de

receber feedback de sua avaliação, assim como deverá fazer a avaliação de seus pares no curso

Alguns depoimentos de Avaliadores certificados pela ABEC

“Curso fundamental para qualificação dos periódicos brasileiros.””Certamente foi um dos melhores cursos que já realizei com a ABEC.””A partir desse curso o interesse em tornar-se avaliador com mais expertise na minha área de atuação e obter pareceres construtivos contribuindo na qualidade das publicações.””O curso foi bem aproveitado. Trouxe um arcabouço claro e profundo das ações de um avaliador. Foi de grande aprendizado.””Iniciativa inédita e muito necessária, pois os avaliadores têm como ponto forte apenas seu conhecimento da disciplina de formação e muito pouco de uma estratégia de avaliação. As indicações de avaliação dadas pelo periódico não bastam. Que tenha mais cursos sobre e que sejam ampliados para alcançar mais profissionais, melhorando o padrão de avaliação brasileiro.”” A experiência do Laboratório de Avaliação por pares foi maravilhosa porque permite consolidar o conhecimento com a prática. O feedback dos colegas, que eu considerei totalmente pertinentes, foi importante para demonstrar os pontos que precisam ser melhorados e aqueles que foram compreendidos. O curso também está me ajudando a construir trabalhos melhores.”

 

AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM (AVEA) 

A ABEC elegeu como ambiente para seus cursos em EaD, a plataforma Moodle, principalmente pela quantidade e qualidade de recursos que ela oferece.

Marca_Comite_ABEC_Educacao

Instituído em 2020 com o objetivo de desenvolvimento do Programa ABEC Educação, o Comitê é formado por integrantes da Diretoria e do Conselho Deliberativo da Associação.
Resolução ABEC Brasil nº 001/2022 de 12 de março de 2022 pdf
Resolução ABEC Brasil nº 001/2022 de 12 de março de 2020 pdf

 

Ana Marlene Freitas de Morais – IAE/DCTA, São José dos Campos, SP

Edna Frasson de Souza Montero (Coordenadora) – USP, São Paulo, SP

Eli Lopes da Silva – SENAC, Florianópolis, SC

Elisabete Werlang – Pesquisadora Autônoma, Florianópolis, SC

Ilda Fontes – FGV-EAESP, São Paulo, SP

Sigmar de Mello Rode – ICT/Unesp, São José dos Campos, SP

Silvia Regina Galleti – Instituto Biológico, São Paulo, SP

 

CONHEÇA O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DO PROGRAMA ABEC EDUCAÇÃO

MATRÍCULAS (https://www.abecbrasil.org.br/abec_educacao/index.php/inscricoes/principal)

Contato:

abeceducacao@abecbrasil.org.br

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil