A pesquisadora Germana Barata, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), Unicamp, escreveu recentemente um artigo sobre a publicação em acesso aberto. Germana, que é membro do Conselho Deliberativo da ABEC e uma das autoras do blog Ciência em Revista, argumenta em seu texto que, no mundo da ciência, as revistas científicas consideradas de maior prestígio e visibilidade são, geralmente, as de acesso restrito a assinantes, geralmente instituições de ensino e pesquisa.
No entanto, pondera:“embora acreditemos que a disseminação aberta da pesquisa seja um imperativo ético, também reconhecemos que os autores universitários mantêm o controle total de sua propriedade intelectual e, em alguns casos, podem não ser capazes de compartilhar seu trabalho em um repositório de acesso aberto (…)”.
O artigo na íntegra pode ser acessado em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/germana-barata/acesso-aberto-como-politica-cientifica-institucional