O Curso de Editoração Científica (CEC), que em 2017 contou com sua XXV edição, já é um evento tradicional no calendário, tanto que reuniu cerca de 300 pessoas neste último encontro, com grande participação de editores de periódicos científicos. Com isso, tornou-se uma oportunidade para a ABEC interagir com esses profissionais, conhecendo melhor as suas realidades e necessidades informacionais, na medida em que é o público-alvo de todas as ações da associação. Com esse levantamento, procura-se melhorar o planejamento dos outros eventos, com informações que servem de subsídios à verificação das características das revistas dos membros da associação e temas relevantes que atendam às suas expectativas.
O resultado revelou, por exemplo, que grande parte dos participantes são membros da associação, devido a sua grande adesão na participação da pesquisa. Entretanto, a quantidade de não-membros foi uma surpresa, pela quantidade, que mesmo não tão significativa, apresenta uma oportunidade desses editores em conhecer os trabalhos da ABEC. Quanto aos associados, verificou-se que grande parte das revistas utilizam o Open Journal System, revelando a necessidade de continuar trazendo novidades desse software para os próximos eventos.
Outros pontos de interesse dos editores foram as questões relacionadas à internacionalização das revistas, tema atual e que requer discussão coletiva, visto as implicações relacionadas à mudança de gestão, questões financeiras, entre outros. Temas tradicionais relacionados à qualidade da revista e à avaliação estão sempre presentes nas preocupações dos editores e também apareceu na pesquisa.
Com esse levantamento, a diretoria da ABEC Brasil procura aproximar-se dos seus membros, coletando informações que os ajudem a melhorar os seus eventos. Da mesma forma, a equipe agradece aos membros que participaram da pesquisa, pois uma associação, como o próprio nome diz, é a união de todos os seus membros.
Tadeu Nunes
4toques comunicação (comunicacao@abecbrasil.org.br)