O turismo é um setor econômico muito rentável para diversos locais. Em muitos, como Croácia, Malta e Tailândia, por exemplo, é uma das principais fontes de arrecadação. E apesar das mudanças climáticas sofridas pelo planeta nas últimas décadas afetarem diretamente este segmento, a sustentabilidade pode ser uma alternativa.
Neste contexto, os autores Isabel Jurema Grimm, Liliane C. S. Alcântara e Carlos Alberto Cioce Sampaio produziram o artigo “O turismo no cenário das mudanças climáticas: impactos, possibilidades e desafios”, publicado na Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 12, n. 3, de 2018, periódico associado da ABEC.
O estudo analisa os impactos, oportunidades e desafios para o desenvolvimento sustentável do turismo no Brasil, dentro do cenário das mudanças climáticas global. Para isso, utilizam uma metodologia de abordagem interdisciplinar e sistêmica, descritiva/analítica, realizada a partir de pesquisa bibliométrica, documental e entrevistas com especialistas do turismo, do desenvolvimento e das mudanças climáticas.
Os resultados constroem cenários de possíveis impactos e consequências das mudanças climáticas no sistema turístico, baseados nas diferentes regiões específicas (como litoral, montanha, zonas urbanas e rurais). Com isso, o setor pode mitigar, planejar ações de adaptação e minimizar impactos e vulnerabilidades.
O artigo pode ser lido, na íntegra, em https://goo.gl/uwSw3f ou pelo DOI https://doi.org/10.7784/rbtur.v12i3.1354.
Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br