sexta-feira , 19 de julho de 2024
Home / Blog / Os sessenta anos de um dos periódicos mais antigos do Brasil

Os sessenta anos de um dos periódicos mais antigos do Brasil

PrintLongevas instituições merecem destaque e homenagens quando prestam um bom trabalho. Periódicos científicos, que enfrentam todos os obstáculos em seus mais diversos processos, desde a pesquisa e elaboração de um artigo, passando pelas revisões até chegar à publicação, também devem ser parabenizados. Principalmente quando conseguem se adaptar às novas realidades do meio.

Dessa forma, os autores Solange Carlos Carvalho e Manoel Zózimo elaboraram o artigo “REVISTA CIÊNCIA & TRÓPICO: a interdisciplinaridade sexagenária na Fundação Joaquim Nabuco”, publicado na Revista Ciência & Trópico, v. 39, n. 2, de 2015, periódico associado da ABEC. 

O trabalho discorre sobre a Revista Ciência & Trópico, um dos periódicos mais antigos do Brasil. Fala sobre o seu idealizador, que também foi o fundador do então instituto Joaquim Nabuco, chamado atualmente de Fundação Joaquim Nabuco. Seu objetivo essencial foi marcar a instituição com uma publicação interdisciplinar voltada para a pesquisa da realidade sociocultural e econômica das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

O artigo situa o periódico no contexto da Fundação Joaquim Nabuco e coloca-o num contexto internacional. Aponta sua origem como Boletim, os primeiros colaboradores e as mudanças trazidas de acordo com os novos editores. O resultado busca, ainda, servir de modelo para outras revistas científicas. 

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/34b5Rs6.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

A disseminação de notícias falsas sobre o papel dos animais na transmissão da Covid-19 para pessoas

A Covid-19 é uma doença respiratória intensamente contagiosa, que durante a pandemia global, declarada em ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil