O debate sobre os dados abertos é trazido à comunidade de editores científicos brasileiros em Tópicos sobre dados abertos para editores científicos, uma publicação da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil). O livro discute a ciência aberta, gestão de dados de pesquisa, os repositórios e também apresenta um panorama sobre os aspectos legais dessa prática. A publicação foi organizada por Milton Shintaku, Luana Farias Sales e Michelli Costa e está disponível no site da ABEC.
O livro é uma das ações da associação dentro do 4º Plano de Ação do Brasil para o Governo Aberto. Discute as práticas de dados abertos na editoração científica, buscando apoiar os periódicos brasileiros na adoção da ciência aberta. A ideia é articular ações dos editores científicos na introdução dos dados abertos, como explica Rui Seabra, presidente da ABEC entre 2017 e 2019.
“Esta é mais uma de muitas ações da ABEC em promover a ciência aberta. Certamente ajudará todo o ecossistema editorial brasileiro para se organizar e caminhar nesta direção”, comenta Rui Seabra.
Serviço:
Publicação do livro “Tópicos sobre dados abertos para editores científicos”
Organizado por Milton Shintaku, Luana Farias Sales e Michelli Costa
240 páginas
Link: https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/Topicos_dados_abertos_editores_cientificos.pdf