domingo , 19 de maio de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Indexação de periódicos científicos é tema de segundo minicurso da ABEC Brasil

Indexação de periódicos científicos é tema de segundo minicurso da ABEC Brasil

indexA ABEC Brasil, dando sequência em seu calendário de eventos online, realizou, nesta terça, 28, o minicurso “Indexação de periódicos – Parte 2: Redalyc, Scopus e Social Science/Science Citation Index”. O encontro, ministrado por Luisa de Sandes-Guimarães, consultora em indexação e gestão de periódicos, contou com mais de 170 participantes simultâneos.

Na abertura, a 1ª Tesoureira da ABEC, Ilda Fontes, agradeceu os presentes, aplicou enquetes e explicou o acesso da área de eventos aos inscritos (disponível em https://www.abecbrasil.org.br/cursos/index.php).

Luisa de Sandes-Guimarães falou sobre características e critérios dos indexadores Redalyc, AmeliCA, Web of Science e Scopus, bem como estratégias para editores viabilizarem a aprovação do periódico. “É preciso ter alguns processos básicos de admissão, como a clareza da linguagem, exogeneidade na publicação, o cumprimento da periodicidade, presença de declaração de ética, relevância, financiamento, entre outros. Isso reflete nas triagens feitas pelos indexadores”, diz.

Além disso, abordou a verificação da política editorial e avaliação por pares dos periódicos, na visão dos indexadores. “Eles observam a política editorial para poder avaliar a consistência, com a diversidade de autores e diversidade da distribuição geográfica desse corpo editorial. Eles visam as revistas internacionais, mas se for regional, precisa ter consistência entre o que diz e o que é. Este alinhamento é muito importante. Não adianta dizer que é um periódico internacional, se os autores são regionalizados”, afirma.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil apoia ajustes em Chamada CNPq/CAPES para apoio aos periódicos nacionais

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), como membro do Comitê Consultivo da Coleção ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil