Com mandato até 2024, a proposta do grupo é seguir com as ações desenvolvidas na gestão anterior e fortalecer os vínculos da ABEC nos âmbitos nacional e internacional.
No último dia 27 de novembro foi encerrado o período de votação para eleger a Diretoria e os Membros do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil). A chapa inscrita, Integração e Integridade, foi reeleita para fazer a gestão até março de 2024.
Ivone Evangelista Cabral, professora adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Leila Posenato Garcia, doutora em epidemiologia, foram eleitas como membros titulares e passarão a compor o Conselho Deliberativo, com mandato que vai de março de 2022 a março de 2026.
Entre as propostas do grupo reeleito, estão por exemplo, a implementação de estratégias de integração com as diferentes regiões do país a fim de promover a troca de conhecimentos e experiências. O objetivo é fortalecer e investir na qualidade e aperfeiçoamento dos periódicos nacionais.
Outra intenção é firmar parcerias com associações e sociedades científicas de diversas áreas, oferecendo formação editorial em eventos específicos.
Para a área da educação, o grupo quer ampliar a oferta de cursos em EaD, além de promover minicursos online de capacitação e aprimoramento. Propostas também estão relacionadas à questão de acesso aberto, financiamentos e investimentos em colaborações com a América Latina.
Outro objetivo da Diretoria é promover a valorização da pesquisa científica, com reconhecimento e premiação de trabalhos. Paralelamente, há a intenção de ampliar a internacionalização da ABEC Brasil, por intermédio da participação com outros países, e por meio de parcerias com entidades dedicadas à editoração científica.
Confira quem são os membros da Diretoria
Sigmar de Mello Rode – Presidente
Lia Machado Fiuza Fialho – Vice-presidente
Piotr Trzesniak – Secretário Geral
Germana Fernandes Barata – 1ª Secretária
Ilda Fontes – 1ª Tesoureira
Edna Frasson de Souza Montero – 2ª Tesoureira
Rui Seabra Ferreira Júnior (past president)