Francisco Alberto de Moura Duarte, professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Presidente da ABEC Brasil nos dois primeiros mandatos (1985-1987,1988-1990), faleceu nesta terça-feira, 30 de agosto de 2022, na cidade de Ribeirão Preto, SP.
O professor Moura Duarte foi um eminente cientista na área de genética molecular, com participação em instituições do país e do exterior. Gostaríamos, nesta oportunidade, de destacar o uso da sua competência acadêmica no âmbito da editoria de ciência.
Moura Duarte foi fundador e editor da Revista Brasileira de Genética, hoje Genetics and Molecular Biology e da Genetics and Molecular Research on-line. Como primeiro presidente da ABEC Brasil, coube a ele a importante tarefa de institucionalizar a Associação.
O atual Presidente da ABEC Brasil, Sigmar de Mello Rode, reverencia e lamenta a morte do ex gestor da entidade: “É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento do nosso primeiro presidente e sócio-fundador, uma perda irreparável para a Ciência e para a editoração científica, da qual foi grande entusiasta. A ABEC Brasil é uma semente que ele ajudou a plantar, construir suas fundações e cultivar. Os frutos que floresceram e que ainda virão o manterão imortal na história”.
Abel Packer, Diretor do Programa SciELO/FAPESP, destaca que “o Prof. Duarte, como editor do Brazilian Journal of Genetics, teve participação ativa no grupo de dez editores que assessoram a implantação do projeto piloto de criação do SciELO em 1997 e inícios de 1998. Ele contribuiu decisivamente para a viabilização da proposta pioneira e inovadora do SciELO”.
A ABEC Brasil e o SciELO expressam à família, alunos e aos amigos do eminente professor nossos mais sinceros sentimentos.