sábado , 27 de abril de 2024
Home / Blog / Editores científicos prestigiam a abertura do ABEC Meeting 2023 em Foz do Iguaçu

Editores científicos prestigiam a abertura do ABEC Meeting 2023 em Foz do Iguaçu

4D26EE46-8711-4D53-9228-4A7A1019CDCDCerca de 180 editores científicos do Brasil e do exterior prestigiaram hoje (21/11) a abertura do ABEC Meeting 2023, promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil). À frente da Solenidade de Abertura do evento, o presidente da ABEC Brasil, Sigmar de Mello Rode, celebrou o fato de que, após três edições restritas ao formato on-line, em decorrência da pandemia de covid-19, o encontro este ano volta a ocorrer no formato presencial, em Foz do Iguaçu-PR.

Com uma programação diversificada e abrangente, abordando, no formato de painéis, temas relevantes e atuais, como política editorial, sustentabilidade financeira, ética e integridade, indexação, DEIA e inteligência artificial na publicação, o evento conta, também, com workshops abordando diferentes processos de gestão da publicação científica. O compartilhamento de experiências entre os participantes está garantido nas sessões de comunicação oral, nas quais trabalhos selecionados por uma comissão científica serão apresentados ao público.

Atualmente com 1.852 associados, entre individuais, institucionais e membros estrangeiros, a ABEC Brasil é uma associação de âmbito internacional, sem fins lucrativos, que congrega pessoas físicas e jurídicas com interesse em desenvolver e aprimorar os periódicos científicos e a comunicação e divulgação científica em geral, bem como manter e estimular, na comunidade acadêmica, o intercâmbio de ideias, o debate de problemas e a defesa dos interesses comuns.

Ministrada por Nicola Jones, Líder do Programa de Publicação de ODS da Springer Nature, empresa global de pesquisas do Reino Unido com 180 anos de tradição em serviços para a comunidade acadêmica, a Conferência Magna de abertura do ABEC Meeting 2023, intitulada “Incorporando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na política editorial de um periódico”, tratou sobre a importância de unir editores de periódicos, livros e outros produtos de todas as disciplinas relevantes para garantir aumentar o perfil da investigação para abordar os ODS. A conferencista apresentou insights valiosos sobre como os editores podem se envolver de maneira significativa com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, trazendo exemplos práticos e casos de sucesso, em um momento inspirador e informativo, ajudando os editores a compreenderem como podem contribuir para a implementação das metas globais de sustentabilidade.

Mantendo a tradição, durante a solenidade de abertura do Meeting, foi anunciado o vencedor do Prêmio Jürgen Döbereiner, modalidade Editor do Futuro. Anderson Fernando de Souza, médico veterinário e pós-graduando pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo foi agraciado por sua contribuição para o universo da publicação científica.

O primeiro dia da programação teve ainda o curso ‘Redação de artigo científico’ e o workshop ‘Envolvendo alunos da pós-graduação na editoria científica’. O evento prossegue nesta quarta-feira com painéis sobre Ciência Aberta, uso da inteligência artificial na publicação científica, sustentabilidade financeira da publicação científica na América Latina e Caribe, e critérios, dificuldades e relevância da indexação de periódicos.

O ABEC Meeting é o principal evento, no Brasil, para editores científicos e profissionais envolvidos no processo de publicação acadêmica. É uma oportunidade única para discutir tendências, compartilhar conhecimentos e estabelecer parcerias estratégicas no campo da editoração científica. Palestrantes renomados, nacionais e internacionais, compartilharão suas experiências, enriquecendo o debate e oferecendo conhecimentos valiosos.

Para saber mais, siga nos no Instagram @abecbrasil.

Sobre ABEC Brasil

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil