sexta-feira , 3 de maio de 2024
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ABEC Educação – Curso Aporte institucional para a editoria científica

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Os editores científicos brasileiros são, em sua maioria, professores dos programas de pós-graduação stricto sensu, que compreendem a editoria científica como parte do seu labor, pois acumulam essa função com as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Eles tornam-se editores dos periódicos dos programas aos quais estão vinculados; ou ainda dos grupos de pesquisas, laboratórios, outros programas ou associações científicas.
Como editores, eles se responsabilizam pela qualidade científica da publicação e gestão do fluxo editorial que, para tal, necessitam de aporte institucional, tais como recursos financeiros, humanos e tecnológicos.
Muitos periódicos não possuem sequer vínculo institucional formalmente estabelecido com as instituições editoras. Pesquisa de Werlang e Blattmann (2022), com editores de periódicos científicos vinculados à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), demonstra que 33% dos periódicos se encontram nessa situação, sendo que 18% declararam que não existe o documento e 15% nem sabem da existência de algum documento com tal finalidade.

ESCOPO DO CURSO
Carga horária: 10 horas

Modalidade: a distância
Plataforma: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle
Local: moodle.abecbrasil.org.br
Formato: curso na modalidade de Educação a Distância (EaD), não tutorado, com Laboratório como atividade de conclusão.
Público: A Certificação ABEC Brasil de Editor Científico foi criada visando especialmente a qualificação dos editores de periódicos científicos. Como os cursos são independentes e tratam de conteúdos que envolvem toda a editoria científica, a certificação é voltada também para avaliadores e membros de equipes editoriais de periódicos científicos, bibliotecários, professores, estudantes de pós-graduação, dentre outros interessados em qualificação nesse campo temático.

Características e diferenciais:
– Curso elaborado por especialistas com reconhecido conhecimento, titulação e larga experiência nos processos de editoria científica.
– Revisado e aprovado pelo Comitê ABEC Educação.
– Composto por 5 disciplinas.
– Laboratório como atividade avaliativa de conclusão de curso.
– Conteúdo interativo com textos, vídeos e atividades.

MATRIZ CURRICULAR
O curso apresenta aspectos relacionadas aos tipos de aporte necessários à editoria científica, e se encontra organizado com as seguintes disciplinas:
Disciplina 1 | Contexto do Aporte Institucional
Disciplina 2 | Dimensão Institucional
Disciplina 3 | Dimensão Humana
Disciplina 4 | Dimensão Financeira
Disciplina 5 | Dimensão Tecnológica
Laboratório | Atividade de Conclusão de Curso

Ao final do curso você terá um instrumento de diagnóstico do aporte institucional recebido para a edição do seu periódico, podendo ser aplicado em qualquer fase em que o periódico se encontre, ou seja, independe do grau de maturidade ou longevidade deste.
Para os periódicos já consolidados, contribui na revisão dos vínculos institucionais, visando à continuidade do título e à preservação de seu conteúdo; quanto aos demais, serve de base para a definição de parâmetros para a gestão do periódico.

CONTEUDISTAS
Elisabete Werlang e Eli Lopes da Silva
Exercícios e avaliações: Terçária Tecnologias Educacionais

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