A ABEC Brasil participou da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, encerrada nesta quinta-feira (1) em Brasília (DF). A Associação foi representada pela presidente, Edna Frasson e pelo ex-presidente Sigmar de Mello Rode, que integraram especialmente as atividades do Grupo de Trabalho (GT) do 6º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto, tendo como mote a Ciência Aberta.
Mais de 1,2 mil pessoas participaram presencialmente da abertura do evento, que reuniu autoridades, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e gestores públicos em Brasília.
O encontro discutiu e compilou, a partir de ampla programação, sugestões para um plano nacional de Ciência e Tecnologia para os próximos dez anos.
6º Plano de Ação Nacional em Governo Aberto e Ciência Aberta
A partir do compromisso de “práticas colaborativas para a ciência e a tecnologia”, integrantes do GT aprofundaram eixos de incentivo à Ciência Aberta. Tendo como pilares o acesso, a transparência, a colaboração e a reprodutibilidade, a Ciência Aberta impulsiona a inovação, acelera a descoberta de novos conhecimentos e promove a confiança na pesquisa científica.
Os encaminhamentos levados ao GT pela ABEC e demais entidades pretende estimular as práticas de Ciência Aberta junto a pesquisadores e publicações, mas igualmente sensibilizar gestores e fomentar políticas por parte de agências a partir da Estratégia Nacional de Ciência e Tecnologia (ENCTI), por meio das conferências nacionais (CNCTI).
Acesse o site da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e conheça mais sobre o histórico de ações.