À convite da presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho, a presidente da ABEC Brasil participou do evento de assinatura do Protocolo de Intenções para a nacionalização do SciELO, numa parceria entre a agência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Na ocasião, o cofundador da SciELO Abel Parker fez uma homenagem a dois ex-presidentes da ABEC Brasil, Lewis Greene e Charles Freitas Pessanha, pelas colaborações ao campo da editoração científica.
Sobre a SciELO
A SciELO (Scientific Electronic Library Online / Biblioteca Científica Digital Online) é um programa de apoio à infraestrutura de comunicação de pesquisas em acesso aberto.
Criado em 1997 e lançado em março de 1998, o programa é implantado descentralizadamente como política pública de apoio à comunicação científica em acesso aberto por meio do Modelo SciELO de Publicação. O programa é adotado em dezesseis países que formam a Rede SciELO de coleções nacionais de periódicos de qualidade: África do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Indias Ocidentais, México, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.
A Rede SciELO é a expressão do SciELO como Programa de Cooperação Internacional de Comunicação Científica em Acesso Aberto.
Desenvolvido inicialmente a partir da coleção de periódicos SciELO Brasil, o modelo foi adotado, ainda no ano de lançamento, pela coordenação da coleção SciELO Chile e progressivamente pelas instituições dos demais países que formam a Rede SciELO.