terça-feira , 3 de dezembro de 2024
Home / Blog / ABEC Meeting 2024 fomentou trocas e espaços formativos de editoria científica ao longo de três dias de evento em São Paulo

ABEC Meeting 2024 fomentou trocas e espaços formativos de editoria científica ao longo de três dias de evento em São Paulo

reportagem e imagens: João Marcos Veiga/ABEC Brasil

A Associação Brasileira de Editores Científicos realizou entre os dias 05 e 07 de novembro, em São Paulo, a edição 2024 do ABEC Meeting. Ao longo de três dias de programação, circularam pelas instalações da EAESP-FGV cerca de 230 editores de todas as regiões do país, acompanhando painéis, workshops e debates sobre temas emergentes e centrais da área, tais como inteligência artificial, ética, ciência aberta, periódicos predatórios e divulgação científica.

 

Na abertura oficial do evento, no auditório principal, a presidente da ABEC Brasil, Edna Montero, expôs a gratidão pela acolhida do fórum em uma instituição de tamanho prestígio na capital paulista, além do empenho da equipe organizadora, coordenada por Silvia Galleti.

Após mesa solene e entrega de medalha do Mérito Editorial – modalidade Honorária à trajetória de Benedito Barraviera (UNESP), ex-presidente da Associação, os presentes acompanharam conferência magna proferida Nelson Leoni (WideLabs) – o pesquisador apresentou ferramentas inovadoras de Inteligência Artificial para a saúde, meio jurídico e difusão do conhecimento, tal como a Amazônia IA. 

Além de debates, o evento contou com a presença de prestigiadas organizações e iniciativas com as quais a ABEC Brasil desenvolve parceria, tal como o Scielo Brasil, Ibict, Clarivate, Fiocruz, DOAJ, Lilacs, além do Diretor de Programas e Bolsas da Capes/MEC, Luiz Antonio Pessan. 

 

 

Este ano, o Prêmio Jürgen Döbereiner teve como vencedor João Paulo Moreira (revista Regepe), na categoria Jovem Editor. Mineiro e professor da PUC Minas e Uni Horizontes, Moreira celebrou o reconhecimento como um grande incentivo para a função que exerce na publicação editada pela Associação Nacional de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.

A sessão de comunicação oral teve participação recorde este ano, com 37 trabalhos submetidos e 25 aprovados. Nas apresentações, editores e bibliotecários, com perfil sobretudo de jovens pesquisadores, trouxeram vivências e investigações na área. Os trabalhos e resumos serão divulgados em breve no site do evento, com DOI, além da avaliação aberta, algo incentivado pela ABEC Brasil, tal qual informou Ana Marlene Morais, coordenadora da comissão científica do evento.   

O fórum, mais importante de editoria científica do país, também contou com recorde de patrocinadores envolvidos, totalizando 15 empresas diretamente ligadas à área. Em programação paralela na Sala FGV, o Espaço Parcerias trouxe três dessas empresas (Editage, Zeppelini Publishers  e Editora Cubo) em programação paralela de apresentação de ferramentas e soluções inovadoras para a área. No último dia, a Associação também apresentou os cursos da ABEC Educação ao público presente. 

“A ABEC trouxe para este evento temas muito atuais e que a gente lida no dia-a-dia, além de palestrantes que atuam na prática. Foi muito bom”, comentou  Priscila Gonçalves Soares, editora executiva da revista Conhecimento em Ação (UFRJ). Apesar de já ter feito cursos do Programa ABEC Educação, esta foi sua primeira participação presencial, com muitas trocas e expectativas para a próxima edição. Ao final do evento foi anunciada a sede do ABEC Meeting 2025, em João Pessoa, na Paraíba, igualmente no mês de novembro.

 

 

Sobre João Veiga

Veja também

Transplante duplo fígado-rim em bloco é solução técnica para pacientes com doença vascular avançada

O artigo publicado no periódico Brazilian Journal of Transplantation em maio de 2024 traz relato do primeiro caso de transplante ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil