O DOAJ – Directory of Open Access Journals – está se transformando em uma nova entidade legal, a Fundação DOAJ, entidade sem fins lucrativos, com nova sede na Dinamarca. Segundo comunicado oficial, essa transição garantirá sustentabilidade, simplificação organizativa e uma governança comunitária mais robusta.
Para dirigir essa nova organização, foi estabelecido um novo Conselho da Fundação DOAJ, composto por membros da comunidade, representando a diversidade dos grupos de interesse da entidade. Adicionalmente, o Conselho da Fundação contará com novo Conselho Consultivo que, igualmente, refletirá a amplitude da comunidade do DOAJ: bibliotecários, editores, pesquisadores, usuários de dados e órgãos de fomento à pesquisa de todas as partes do mundo.
Em breve será divulgada uma convocação de candidaturas e indicações de membros ao Conselho Consultivo.
O DOAJ continuará operando normalmente durante esta transição, sem interrupções de serviços ou de trabalho da equipe, com a mesma oferta de conteúdo e serviços de alta qualidade aos usuários.
A sede atual do DOAJ, denominada Infrastructure Services for Open Access, uma CIC (Community Interest Company) com sede no Reino Unido, continuará funcionando até que a transição das operações para a Fundação DOAJ seja concluída.
Segundo o comunicado oficial, está se iniciando “um novo capítulo na história do DOAJ com entusiasmo e confiamos que esta mudança fortalecerá o DOAJ e garantirá seu sucesso contínuo por muitos anos”.
Com informações de DOAJ Blog.