Estudo verifica eficácia de treinamento muscular na prevenção de lesões em idosos

Therapist helping senior woman fit dumbbells in fitness studioÉ natural que a idade traga alguns problemas de saúde. E com o aumento de idosos e muitos casos de quedas, dá-se a necessidade de buscar uma solução para evitar os gastos com tratamentos medicinais. E, claro, uma das principais maneiras é a prática de atividades físicas regulares.

Neste contexto, as autoras Carla Medeiros, Cybelle Coelho e Maena Guerra, todas da Faculdade Conhecimento e Ciência, de Belém, produziram o artigo “Treinamento muscular na prevenção de lesões músculo-esqueléticas em idosos”, publicado na Revista Pesquisa em Saúde, n. 1, v. 1, de janeiro-março de 2018, periódico associado da ABEC.

O trabalho levantou 47 estudos bibliográficos sobre o tema, para analisar se o treinamento muscular influencia na qualidade de vida e na prevenção de lesões musculoesqueléticas em idosos.

Os resultados mostram que o treinamento muscular, associado às técnicas de resistência e força melhoram a qualidade de vida. Além disso, auxiliam na reabilitação e na prevenção de outras lesões. As autoras concluem, ainda, que o crescimento da população idosa mundial e suas necessidades torna fundamental a elaboração de mais estudos sobre o tema.

O artigo pode ser lido, na íntegra, no link https://goo.gl/J4cRom ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.32336/2595-4970/v1n1a7.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)

Compartilhe

Veja mais