Mantendo as conquistas das diretorias anteriores, a chapa Editoração sem Fronteiras busca diminuir barreiras em todos os sentidos, da aproximação da diretoria com os seus membros a questões de internacionalização, num diálogo mais estreito, aperfeiçoando os processos vigentes, que já possui grandes vitórias. Apoiar todos as pessoas envolvidas na editoração científica, qualificando equipes editoriais, por cursos e webconferências, projetos para submissão aos editais dos órgãos de fomento, além de impulsionar o uso dos identificadores persistentes DOI e ORCID nas publicações.
Proposta de trabalho
Candidata à diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos para a gestão 2020-2022, a chapa Editoração sem Fronteiras preza pela valorização das conquistas das gestões anteriores, assim como pela busca por inovação. Guiada pelo propósito público da socialização do conhecimento, a chapa encontra o seu norte na construção de pontes entre a ABEC, seus membros e parceiros.
As propostas da Editoração sem Fronteiras vão ao encontro da valorização de periódicos nacionais na Plataforma Qualis (CAPES), visam a prospecção de novas parcerias, e buscam alternativas para modernizar os eventos e aumentar o aproveitamento das reuniões. Os membros da chapa compreendem a editoração como um ofício intrinsecamente moderno, que carece de renovação constante. Por isso, a Editoração sem Fronteiras se propõe a desenvolver estudos voltados para a atualização dos temas abordados pela ABEC e estabelecer prioridades em uma agenda compartilhada. Mostra-se patente, também, determinar uma nova divisão de tarefa entre os membros e promover a avaliação da entrada de recursos, além de estabelecer uma cultura organizacional com reuniões mensais, visando o aumento da produtividade e o fomento da participação dos membros.
A chapa compreende que uma gestão competente passa, necessariamente, pela valorização de seus membros e associados. Por isso, a Editoração Sem Fronteiras se compromete com a oferta de cursos para orientar a submissão de projetos em agências de fomento, com foco na divulgação de atividades essenciais para a editoração, como a inserção de identificadores (DOI e ORCID).
Ao reduzir a distância entre a diretoria e os membros, a chapa Editoração sem Fronteiras preza por uma gestão na qual todos são convidados a participar, sem distinções. A ABEC Brasil sempre se provou uma associação de profissionais comprometidos com a qualidade do seu trabalho e com o avanço do conhecimento, e merece uma liderança à altura.
Matéria livre
Candidata à diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos para a gestão 2020-2022, a chapa Editoração sem Fronteiras preza pelo reconhecimento das conquistas das gestões anteriores, assim como pela busca por inovação. As propostas da Editoração sem Fronteiras vão ao encontro da valorização de periódicos nacionais na Plataforma Qualis (CAPES), visam a prospecção de novas parcerias, e buscam alternativas para modernizar eventos e reuniões.
A chapa se compromete com o desenvolvimento de estudos voltados para a atualização dos temas abordados pela ABEC e estabelece prioridades em uma agenda compartilhada, com foco no aumento da produtividade e no fomento da participação. Uma gestão competente passa pela valorização dos membros e associados. Ao reduzir a distância entre a diretoria e os membros, a chapa Editoração sem Fronteiras preza por uma gestão na qual todos são convidados a participar, sem distinções.
Conheça nossos candidatos:
A chapa conta com Suzana Lannes como candidata à presidência da ABEC. Doutora em Tecnologia Bioquímica-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (USP), Lannes integra a diretoria da Associação desde 2016. Desde então, atuou como tesoureira, revisora e coordenou o Curso de Editoração Científica (CEC), edições 2017 e 2018, e o ABEC Meeting 2018.
A vice-presidência da chapa é ocupada por Milton Shintaku, doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e tecnologista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Shintaku, que integra a diretoria da ABEC desde 2016, encabeçou a articulação para a adoção do DOI por editores brasileiros e atuou 1º Secretário da gestão 2018-2020.
Candidata à secretaria geral da ABEC pela chapa Editoração Sem Fronteiras, Suely de Brito Clemente Soares é mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Associada à ABEC há mais de uma década, Suely atuou como Conselheira e Secretária-Geral.
Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Gildenir Carolino Santos é candidato a 1º Secretário. Pós-doutor em Divulgação Científica pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Gildenir também atua como editor científico de periódicos das áreas da Biblioteconomia e Ciência da Informação.
A candidata a 1° Tesoureiro Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Doutora em Ciências Contábeis, Neusa foi membro e presidente do Conselho Deliberativo da ABEC Brasil, do Conselho Fiscal da Associação e coordenadora da área de Ciências Humanas e Sociais da Instituição.
O candidato a 2º Tesoureiro é Winston Bonetti Yoshida. Mestre e doutor pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e editor-chefe do Jornal Vascular Brasileiro desde 2005, Yoshida é médico com especialização em Cirurgia Geral e pós-doutor pelo Englewood Hospital and Medical Center-New Jersey, USA.
Presidente: Suzana Caetano da Silva Lannes (USP, São Paulo, SP)
Professora Associada da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Graduação em Engenharia Química pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz, Mestre e Doutora em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela USP, Pós-Doutorado na Università degli Studi di Genova, Itália. Editora-Chefe da Food Science and Technology da SBCTA.
https://orcid.org/0000-0002-4481-7376
Vice-Presidente: Milton Shintaku (IBICT, Brasília, DF)
Licenciado em Ciências, habilitação em Matemática, Centro Universitário de Brasília, extensão em Análise de Sistemas, Universidade Católica de Brasília, Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação, Universidade de Brasília. Coordenador de Articulação, Geração e Aplicação de Tecnologia do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
https://orcid.org/0000-0002-6476-4953
Secretário-Geral: Suely de Brito Clemente Soares (UNESP, Rio Claro, SP)
Mestre em Educação, Ciência e Tecnologia pela FE-UNICAMP. Graduação em Biblioteconomia pela PUCCAMP. Palestrante, Assessora e Consultora em OJS 3. Docente em cursos presenciais e à distância. Bibliotecária aposentada da UNESP, Rio Claro, SP. Secretário-Geral da ABEC [2016-2017]. Sócia administradora da empresa Content Mind Capacitação Profissional.
https://orcid.org/0000-0003-2327-0962
1º Secretário: Gildenir Carolino Santos (UNICAMP, Campinas, SP)
Bacharel em Biblioteconomia pela PUC-Campinas. Doutor e Mestre em Educação pela UNICAMP. Pós-Doutor em Divulgação Científica pela UNICAMP. Especialista em portais e periódicos eletrônicos (ferramenta OJS) e de sistemas de indexação de periódicos. Atualmente é gerente do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da UNICAMP.
https://orcid.org/0000-0002-4375-6815
1ª Tesoureira: Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos (PUC-SP, São Paulo, SP)
Mestre e Doutora pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Metodista de São Paulo. Pesquisadora do CNPq, Consultora Científica da CAPES, além de Membro do Comitê Executivo da ANPAD.
https://orcid.org/0000-0003-3469-4592
2º Tesoureiro: Winston Bonetti Yoshida (UNESP, Botucatu, SP)
Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP, especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular, com Mestrado e Doutorado em Cirurgia pela mesma Faculdade. Pós-Doutorado no Englewood Hospital and Medical Center em NJ-USA. Atualmente Professor Titular do Depto de Cirurgia e Ortopedia da FMB-UNESP e Editor-chefe do Jornal Vascular Brasileiro.
https://orcid.org/0000-0002-2921-3777