Carregando Eventos

ABEC Meeting 2025

4 de novembro - 8:00 am - 7 de novembro - 5:00 pm

ABEC Meeting 2025

Programação Completa do Evento

📅 Segunda-feira, 03/11/2025

Palestra

LILACS, 40 anos de compromisso da BIREME/OPAS/OMS com a democratização da Ciência em Saúde brasileira

14:00 – 17:00
Palestrantes

Denise Aparecida Freitas de Andrade
Mary Sandra Carlotto
Sueli Mitiko Yano Suga

Temas abordados:

  • LILACS aos 40 anos: trajetória e impacto na difusão da Ciência em Saúde na América Latina e Caribe
  • Perfil dos periódicos brasileiros indexados na LILACS
  • Periódicos de Psicologia indexados na LILACS: perfil e compromisso com a qualidade científica

📅 Terça-feira, 04/11/2025

Minicurso

Caminhos para a indexação: da escolha das bases à qualificação do periódico

08:30 – 12:30
Ministrantes

Carlos Herold Junior
Deborah Dias
Denise Peres
Thais Vick

Este minicurso oferece uma abordagem completa sobre indexação de periódicos científicos, desde a escolha das bases mais relevantes até a preparação do periódico para atender aos critérios exigidos. Voltado para editores, membros de equipes editoriais e gestores de periódicos científicos, o curso apresentará bases reconhecidas, como Scopus, Web of Science, DOAJ, SciELO, entre outras.

Serão destacados os benefícios para a disseminação do conhecimento, e abordará os principais critérios de elegibilidade, como qualidade editorial, regularidade de publicação, relevância científica e conformidade técnica. Os participantes aprenderão a identificar pontos de melhoria e a implementar boas práticas editoriais para aumentar as chances de indexação e ampliar o impacto de suas publicações.

Público-alvo: editores, membros de equipes editoriais, gestores de periódicos científicos, pesquisadores e demais interessados.

Minicurso

Estratégias para publicação científica: IA na redação e práticas editoriais seguras

08:30 – 12:30
Ministrantes

Anarosa Alves Franco Brandão
Luisa Veras de Sandes-Guimarães
Sigmar de Mello Rode

Este minicurso combina duas abordagens essenciais para uma publicação científica de qualidade, focando no uso ético da Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a redação acadêmica e na adoção de práticas editoriais seguras para evitar publicações predatórias.

IA na redação científica:

  • Introdução ao uso da IA para escrita acadêmica
  • Ferramentas de IA para revisão textual, ajuste de linguagem acadêmica, detecção de similaridade (plagiarismo) e formatação de referências

Boas práticas editoriais:

  • Identificação de práticas editoriais predatórias
  • Critérios para selecionar periódicos científicos confiáveis
  • Indicadores de qualidade editorial e legitimidade de periódicos
  • Estratégias para garantir uma publicação ética e de impacto

Público-alvo: estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais interessados em aprimorar suas habilidades na redação acadêmica e na publicação de artigos científicos de forma ética.

Painel

Painel de abertura: Inovação, Sustentabilidade e Ética

14:00 – 15:30
Painelistas

Anarosa Alves Franco Brandão
Edna Frasson de Souza Montero
Emerson Mainardes
Fernanda Sobral

Temas do Painel

Ciência aberta como pilar da transformação
Tecnologias emergentes e a ética na publicação
Sustentabilidade financeira dos periódicos científicos

Networking

Feira de soluções e networking

15:30 – 16:30

Apresentação

Sessão Pôster

15:30 – 16:30

Solenidade

Solenidade de abertura: ABEC 40 anos – Legado e Futuro

16:30 – 18:00
Participantes

Edna Frasson de Souza Montero
Piotr Trzesniak
Silvia Galleti
Terezinha Domiciano Dantas Martins

Durante a Solenidade de Abertura ocorrerá a entrega dos Prêmios Editor do Futuro e Jovem Editor, a certificação da primeira turma do ABEC Educação e a Conferência Magna.

Conferência Magna

Science friction: trust at risk in an age of weaponized information

16:45 – 17:45
Palestrantes

Edna Frasson de Souza Montero
Nicolien van der Linden

Nessa conferência, Nicoline van der Linden explorará como tais narrativas se infiltram nos campos acadêmico e científico, com foco na distinção entre desinformação, desinformação, informação enganosa e problemas de integridade da pesquisa por meio de exemplos convincentes.

Ela revelará quem são os atores, o papel da IA na amplificação de narrativas falsas e como essas forças minam a confiança na ciência. Por fim, Nicoline compartilhará insights práticos sobre o papel vital que editores, pesquisadores e a mídia desempenham na salvaguarda da integridade do conhecimento — ao mesmo tempo em que nos convida a considerar soluções inovadoras e abordagens colaborativas para proteger a verdade em um cenário de informação cada vez mais instrumentalizado.

📚 Materiais Disponíveis

Apresentação Nicolien van der Linden

📅 Quarta-feira, 05/11/2025

Palestra

A revolução da inteligência artificial na editoria científica: transformando com ética

08:00 – 09:00
Palestrantes

Dante José Alexandre Cid
Heloisa Junqueira Fleury

A aplicação da inteligência artificial na pesquisa científica traz benefícios e riscos: por um lado, ela potencializa descobertas e eficiência; por outro, crescem riscos éticos como falsificação de dados, plágio e viés algorítmico. Para garantir o uso responsável da IA e preservar a confiança na pesquisa, é essencial fortalecer normas éticas, investir na conscientização dos pesquisadores e adotar mecanismos eficientes de revisão.

📚 Materiais Disponíveis

Palestra

O uso da IA responsável: qual, como e quando?

09:00 – 10:00
Palestrantes

Anarosa Alves Franco Brandão
Heloisa Junqueira Fleury

📚 Materiais Disponíveis

Apresentação Anarosa Alves Franco Brandão

Networking

Feira de soluções e networking

10:00 – 11:00

Apresentação

Sessão Pôster

10:00 – 11:00

Painel

Inteligência artificial e a ética na publicação científica

11:00 – 12:30
Painelistas

Leila Posenato Garcia
Rafael Cardoso Sampaio
Ricardo Limongi
Sigmar de Mello Rode

Temas do Painel

Ferramentas de IA para avaliação por pares e o enfrentamento ao plágio
Impactos éticos e desafios no uso de IA na escrita científica
Uso da IA no processo editorial

Workshop

Ferramentas de IA para otimização da gestão editorial

14:00 – 15:30
Ministrantes

Anarosa Alves Franco Brandão
Carlos Herold Junior
Ricardo Limongi

Networking

Feira de soluções e networking

15:30 – 16:30

Apresentação

Sessão Pôster

15:30 – 16:30

Workshop

IA e a revisão por pares

16:30 – 18:00
Ministrantes

Ernesto Spinak
Ivone Evangelista Cabral
Lilian Calò

📅 Quinta-feira, 06/11/2025

Palestra

SciELO Preprints: 5 anos acelerando a comunicação científica na América Latina

08:00 – 09:00
Palestrantes

Alex Mendonça
Sigmar de Mello Rode

Panorama evolutivo dos 5 anos do servidor SciELO Preprints: principais avanços, inovações tecnológicas em avaliação por pares aberta, integração com repositório de dados abertos, consolidação como plataforma pioneira na América Latina, métricas de impacto e crescimento, iniciativas de diversidade e inclusão, perspectivas futuras para aceleração da comunicação científica no modus operandi da Ciência Aberta.

📚 Materiais Disponíveis

Apresentação Alex Mendonça

Palestra

A ciência aberta redefinindo os paradigmas da publicação científica

09:00 – 10:00
Palestrantes

Claudia Bauzer Medeiros
Sigmar de Mello Rode

A Ciência Aberta é um movimento que vem crescendo no mundo inteiro sobre novas formas de pensar boas práticas de pesquisa, enfatizando a importância da transparência e do compartilhamento dos conhecimentos adquiridos ao longo de um projeto de pesquisa. A ideia básica é que a ciência é um bem público e direito básico da humanidade.

Desta forma, é obrigação de todos garantir a ampla divulgação e compartilhamento “universal” dos resultados de uma pesquisa, por meio de sua “publicação”. O termo “publicação” aparece entre aspas porque, em Ciência Aberta, isto significa a disponibilização dos resultados visando ao avanço do conhecimento – não apenas artigos científicos, mas também dados, software, especificações de hardware, estratégias metodológicas… Enfim, tudo o que se pode imaginar associado a uma pesquisa para facilitar sua reprodutibilidade e auditoria.

Essa palestra irá explorar esse novo paradigma de “publicação científica” e como a ABEC Brasil e os participantes podem influenciar os futuros rumos da pesquisa de qualidade no Brasil.

📚 Materiais Disponíveis

Apresentação Claudia Bauzer Medeiros

Networking

Feira de soluções e networking

10:00 – 11:00

Apresentação

Sessão Pôster

10:00 – 11:00

Painel

Boas práticas e políticas de ciência aberta

11:00 – 12:30
Painelistas

Claudia Bauzer Medeiros
Edna Frasson de Souza Montero
Maíra Murrieta Costa
Vanessa Jorge

Temas do Painel

Benefícios e desafios do compartilhamento de dados
Implementação de repositórios de dados de pesquisa
Experiências de editores com políticas de ciência aberta

Workshop

Como criar políticas de ciência aberta alinhadas às boas práticas internacionais

14:00 – 15:30
Ministrantes

Denise Aparecida Freitas de Andrade
Silvia Galleti
Washington Segundo

Este workshop tem como objetivo apresentar os fundamentos da ciência aberta e refletir sobre o papel e a responsabilidade de diferentes atores no processo de comunicação científica. A atividade busca oferecer subsídios para a criação de políticas editoriais alinhadas às boas práticas internacionais em revistas científicas, valorizando a colaboração, a transparência e a credibilidade da ciência.

Os conteúdos serão organizados em quatro eixos principais:

  • Introdução à ciência aberta (princípios, benefícios e panorama internacional)
  • Práticas de ciência aberta (dados abertos, preprints, revisão aberta, transparência e reprodutibilidade)
  • Função dos atores no ecossistema (papel de editores, revisores, autores, bibliotecários, instituições e agências de fomento)
  • Boas práticas em revistas científicas (recomendações para formulação e implementação de políticas editoriais alinhadas ao contexto internacional)

A atividade contará com uma discussão interativa, utilizando a ferramenta Mentimeter para levantar percepções, desafios e caminhos para a adoção de políticas de ciência aberta.

Networking

Feira de soluções e networking

15:30 – 16:30

Apresentação

Sessão Pôster

15:30 – 16:30

Painel

Ciência aberta no Sul Global – avanços, desafios e oportunidades

16:30 – 18:00
Painelistas

Glaucia Cruz
Juliana Maria de Sousa Pinto
Piotr Trzesniak
Taíssa Vila

📅 Sexta-feira, 07/11/2025

Palestra

CAPES: novos critérios de avaliação

08:00 – 09:00
Palestrantes

Antonio Gomes de Souza Filho
Edna Frasson de Souza Montero

📚 Materiais Disponíveis

Apresentação Antonio Gomes de Souza Filho

Palestra

CNPq: financiamento das pesquisas no Brasil

09:00 – 10:00
Palestrantes

Débora Peres Menezes
Edna Frasson de Souza Montero

O Programa Editorial do CNPq tem como finalidade incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas do conhecimento. Ele teve origem nos anos 1990, com o nome de Programa de Apoio a Publicações Científicas. Entre 2006 e 2013 contou com a colaboração da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que passou a financiar 50% do montante de cada Chamada. Essa parceria foi retomada na última edição da Chamada, lançada em 2023 e contratada em 2024.

Na minha palestra vou abordar os objetivos do programa, as normas e critérios de elegibilidade e a composição do comitê assessor. Os dados sobre o programa disponíveis nos painéis de dados do CNPq serão mostrados, incluindo informações sobre as demandas e o atendimento do último edital.

O cenário internacional das publicações científicas também será discutido, com ênfase nos desdobramentos da ciência aberta, o pagamento das APCs e como a criação do Instituto SCIELO tem sido vista como uma alternativa para as publicações científicas de pesquisadores no Sul Global.

📚 Materiais Disponíveis

Apresentação Débora Peres Menezes

Networking

Feira de soluções e networking

10:00 – 11:00

Apresentação

Sessão Pôster

10:00 – 11:00

Painel

Valorização da produção científica brasileira

11:00 – 12:10
Painelistas

Abel L. Packer
Andrea Carvalho Vieira
Edna Frasson de Souza Montero

Temas do Painel

Nacionalização do SciELO
Acordos transformativos

📚 Materiais Disponíveis

Apresentação Abel L. Packer

Palestra

De la autoría a la autoridad

12:10 – 13:00
Palestrantes

Edna Frasson de Souza Montero
Rafael Repiso

📚 Materiais Disponíveis

Apresentação Rafael Repiso

Encerramento

Encerramento em clima de celebração e integração

13:00 – 13:30

Universidade Federal da Paraíba
João Pessoa, Paraíba 58051-900 Brazil