A influência do Idioma da publicação na visibilidade de um periódico

A consolidação da língua inglesa como idioma da comunicação científica é amplamente aceita pela comunidade científica internacional. Sob essa realidade, a avaliação da influência do idioma da publicação na visibilidade de um periódico, título desta palestra, deve abordar questões como:
1. Possíveis dificuldades ou desvantagens que pesquisadores com língua materna não inglesa podem enfrentar ao direcionar suas publicações à revistas internacionais de alto impacto.
2. A orientação das ferramentas de bibliometria internacional a estudos escritos nesse idioma anglo-saxão.
3. A mera versão de trabalhos para o idioma inglês é, por si só, uma estratégia eficiente para internacionalização da ciência de um país?
Com base em estudos desenvolvidos sob o tema bem como por meio de nossa experiência junto à revista científica Bragantia, pertencente ao Instituto Agronômico de Campinas (SAA-SP/APTA/IAC), infere-se que (1) a barreira da língua para publicação em periódicos internacionais de alto impacto parece vir diminuindo conforme sugerido pelo elevado número de artigos presentes nos mesmos e oriundos de autores com língua materna distinta do inglês; (2) autores e periódicos que publicam em inglês tendem a obter, com base nas ferramentas internacionais de bibliometria, uma avaliação mais abrangente de suas citações e; (3) a publicação de artigos escritos em inglês com concomitante formação de corpo editorial com profissionais de diferentes países parece configurar-se em eficiente estratégia para internacionalização das publicações de uma revista científica.
Palavras-chave: Língua inglesa, formação de corpo editorial, fator de impacto