“Como tornar o seu periódico valioso para os cientistas?”

Benedito Barraviera (UNESP)
Editor-chefe do Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases

Você certamente já deve ter se questionado sobre possíveis estratégias para aumentar o fator de impacto do seu periódico. Uma das táticas para alcançar tal meta é aumentar o número de citações dos artigos publicados. Mas como isso de fato pode e deve ser feito?
Para compreendermos melhor o fator de impacto e sua relação com o aumento do número de citações, devemos considerar a seguinte equação matemática: no numerador temos o número de citações do ano corrente e no denominador  o número de artigos publicados em dois anos anteriores e subsequentes. Tudo isso realizado dentro da base de dados da Thomson Reuters®. Sendo assim, o segredo está em aumentar o numerador ou diminuir o denominador, pois, desta forma, a sua fração irá aumentar e, portanto, o seu fator de impacto naquele espaço de tempo irá crescer.
Mas o que deve ser feito para aumentar o número de citações de um artigo? E como escolher e publicar somente artigos que serão citados? Para encontrar as respostas para essas perguntas é preciso considerar diversas variantes, dentre elas podemos ressaltar a qualidade das publicações, a visibilidade, a acessibilidade, a indexação, a velocidade de produção e divulgação, a cultura da citação entre pares, entre outras.
Temos também que levar em consideração que a qualidade está na contramão da quantidade; uma sempre acaba sendo priorizada em detrimento da outra. Determinados indexadores brasileiros preconizam um número mínimo de publicações por ano e, caso a revista não atinja o patamar sugerido, ela corre o risco de ser desindexada. Certo dia, um publisher internacional me perguntou: quem inventou isso? Eu simplesmente respondi: é a cultura implantada no Brasil! Muitos autores (de livros brasileiros) preconizam o número mínimo de artigos por revista de acordo com a periodicidade. Claro que isso está na contramão da qualidade, haja vista que hoje as verdadeiras revistas eletrônicas publicam apenas em fluxo contínuo.
A publicação excessiva de editoriais, resumos de dissertações e teses, de congressos e eventos também acaba jogando contra o fator de impacto, uma vez que aumenta o denominador da equação. Em última análise, você deve cortar “na carne” o excesso de artigos. Se a sua revista ainda tiver periodicidade evite apresentar um editorial por número - publique o mínimo possível; se for totalmente eletrônica, publique apenas um por ano. A publicação de resumos de dissertações, teses, congressos e eventos deve estar fora de cogitação!
Também é primordial lançar um olhar crítico sobre cada trabalho submetido. Assim que recebê-lo, levantar questionamento sobre as possibilidades de citação deste artigo. Se as chances do trabalho ser citado forem mínimas, negue imediatamente a publicação dele em seu periódico!
Outra dificuldade no caminho pela busca do aumento do número de citações: brasileiro não cita brasileiro, nem ele! Esta é uma cultura que permanece enraizada entre os nossos pesquisadores que acreditam que citar artigos internacionais valoriza a publicação. Engano! Na realidade, o que o editor das revistas internacionais busca, de fato, é saber se você tem background, ou seja, se você dispõe da cultura da pesquisa e da publicação. Se você apresentar artigos publicados em revistas brasileiras, desde que escritos no idioma inglês, você deve citá-los nas suas publicações. Cite os teus artigos previamente publicados, pois isto aumenta o teu histórico (background). Valorize o produto nacional! Afinal, como podemos querer que a nossa ciência seja valorizada se nem nós mesmos fazemos isso?
Além de enfrentar o desafio de redigir no idioma inglês, você ainda deve promover a visibilidade do seu artigo. Para isso, o ideal é que a sua revista esteja hospedada em um servidor acessível, com domínio próprio (evitando a hospedagem atrelada ao site da empresa ou da universidade), de acesso aberto (open access), disponível para os mais diversos dispositivos (notebook, tablets, smartphones, entre outros) e, também, garantir que cada artigo tenha o DOI number (vale ressaltar que, recentemente, a ABEC criou facilidades para a atribuição deste número).
Nos dias de hoje, também não podemos deixar de lado a relevância das redes sociais como espaço para divulgação de artigos. Só para citar um exemplo dessa importância, a nossa revista, a Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases (JVATiTD), publicou um review de uma autora inglesa que possui um blog que “inferniza”, no bom sentido, a vida dos pesquisadores do mundo todo, sugerindo que leiam seu artigo. Com isso, ela acabou conquistando uma visibilidade muito maior do seu trabalho: no momento ela tem 18.000 visitas, enquanto o segundo colocado apresenta apenas 8.000 – simplesmente o dobro!
Por fim, também não podemos esquecer de ter cuidados especiais com o título (os artigos de revisão são os mais citados) e o resumo (que deve ser sucinto, objetivo, claro, mostrando diretamente as conclusões da pesquisa).
Todas as questões levantadas neste texto merecem reflexão e, na medida do possível, ação. Colher os frutos é algo que leva tempo, tendo em vista que o fator de impacto que será publicado em 2015 é o conjunto de citações de 2014 divididas pela soma dos artigos publicados em 2012 e 2013. Portanto, paciência e persistência são as palavras de ordem. Um bom Editor deve ter um projeto de pelo menos 10 anos para a sua revista!
 

Notícias e Eventos

Newsletter Clique no link "Veja mais" para ver as edições de nossa newsletter.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DA ABEC BRASIL Ficam os associados efetivos e institucionais da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC BRASIL), sediada à Rua João Passos, 1677, sala 4, Centro, Botucatu, Estado de São Paulo, CEP 18602-140, CNPJ: 29.261.229/0001-61 – Inscrição estadual isenta, convocados a comparecerem à Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada em primeira convocação no Costão do Santinho Resort, Estrada Vereador Onildo Lemos, 2505, Florianópolis, SC, às 18 horas e 30 minutos do dia 24 de novembro de 2015, a fim de deliberarem sobre: (i) Aprovação do parecer dos Conselhos Fiscal e Deliberativo da ABEC BRASIL sobre a Prestação de contas da gestão 2013-2014; (ii) Apreciação da movimentação financeira - exercício 2015 (iii) Apreciação do Relatório de atividades da Diretoria; (iv) Procedimentos para a eleição da Diretoria e renovação dos Conselhos Deliberativo e Fiscal; (v) Propostas para sediar eventos da ABEC BRASIL em 2016 e 2017; e (vi) Outros assuntos. Informamos que os documentos e informações relativos a ordem do dia estarão à disposição dos associados, na área restrita na homepage da ABEC BRASIL a partir de 10 de novembro de 2015.

Botucatu, 21 de outubro de 2015.
Sigmar de Mello Rode
Presidente da ABEC BRASIL
8o Prêmio ABEC - Editor do Futuro - Resultado

Fábio Scorsolini Comin é o  vencedor do 8o Prêmio ABEC - Editor do Futuro.  Fabio é professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e membro do Conselho Editorial da revista Paidéia na qual desempenha a função de Editor Associado. Tem participado efetivamente na internacionalização da revista contribuindo na conquista do primeiro lugar no SCImago Journal rank (JCR) entre os periódicos nacionais na área de Psicologia. Também é Editor-chefe da revista SPAGESP, periódico que evoluiu de Qualis CAPES B4 para B1 na última classificação.  

 
Erika de Cássia Ferraz e Katie Moraes de Almondes foram classificadas em segundo e terceiro lugar, respectivamente.
 
Fábio receberá a premiação  durante o XV Encontro Nacional de Editores Científicos (XV ENEC) no Costão do Santinho Resort em Florianópolis, SC, com as despesas pagas pela ABEC.
iThenticate | Vídeo tutorial em português

A equipe técnica do iThenticate acaba de disponibilizar um vídeo tutorial em português para que os membros que adquiriram créditos através da ABEC consigam usufruir ao máximo das vantagens que o sistema oferece.

Para visualizar o vídeo clique no link abaixo:
http://turnitin.adobeconnect.com/p6f683r00iz/

Ao final do tutorial são informados os contatos para duvida técnicas sobre o uso do sistema. Para adquirir novos créditos, basta entrar em contato com a ABEC através do e-mail convenios@abecbrasil.org.br.

Aproveitamos para lembrar que os créditos expiram em fevereiro de 2016.

Atenciosamente,
ABEC Brasil.

CNPq abre chamada pública para apoio a editoração e a publicação de periódicos

A chamada MCTI/CNPq Nº 24/2015 tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros de alta especialização em todas as áreas de conhecimento de forma a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e inovação do País.

 
Para saber mais detalhes, clique em "Veja mais".
Assembleia Geral da SBPC aprova envio de carta à presidente Dilma

Em Assembleia Geral Ordinária da SBPC realizada no dia 16 de junho durante a 67ª Reunião Anual no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sócios da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e membros da comunidade científica e acadêmica de todo o País, aprovaram o envio de uma carta que já foi encaminhada para a presidente Dilma Rousseff.

Para acessar a carta, clique no link "veja mais" abaixo.

SJR divulga ranking

O SJR (SCImago Journal & Country Rank) divulga seu ranking para 2014 que mede o impacto e a influência das publicações científicas.
Confira a lista no link "Veja mais".

Conheça o vencedor do 35º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica

 A comissão julgadora do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica decidiu, por unanimidade, declarar vencedora a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a mais importante instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

A Comissão Julgadora foi composta por representantes de universidades e instituições brasileiras. A ABEC participou do prêmio através da participação de Rafael Ribeiro na comissão.
Confira o Fator de Impacto 2014/2015 dos periódicos brasileiros

 Clique no botão "Veja mais" para abrir o PDF.

Google Scholar

Confira o ranking do Google Scholar. A lista apresenta as 100 publicações científicas mais citadas em língua portuguesa.

Cartilha para o DOI

 Clique no link "Veja mais" para abrir a Cartilha.

Lista de publicações indexadas na base de dados Scopus

Confira o arquivo com a lista completa e atualizada de revistas indexadas na base de dados Scopus aqui:
Se você tiver o excel 97-2004 instalado, clique aqui.
Se você tiver o excel 2007 ou mais atualizado instalado, clique aqui.

Para obter mais detalhes sobre a base e saber as vantagens da indexação de sua publicação, visite o site http://www.elsevier.com/online-tools/scopus/content-overview

O que você acha de fazer um curso sem precisar sair de casa?

O CrossRef oferece diversos webinars que te auxiliarão a conhecer melhor ferramentas como o iThenticate, o CrossCheck e muitas outras.

Os webinars são gratuitos. As sessões são gravadas e, após a realização do curso, disponibilizadas para os inscritos. 
Vale lembrar que as vagas são limitadas. Aproveite! Confira a programação completa e faça agora mesmo sua inscrição através do site http://www.crossref.org/01company/webinars.html.
Carta de São Paulo

Em reunião realizada no dia 18 de Novembro de 2014 editores de revistas brasileiras de Saúde Coletiva decidiram criar o Fórum de Editores de Saúde Coletiva, ligado à Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), como modo de melhor articular nossa ação política e científica. 

Para saber mais, clique no link "Veja mais".

Web of Science 2014

Relação de revistas brasileiras indexadas no Web of Science em 2014.

Google Scholar Citations

Já está disponível o Google Scholar Citations!
Mais uma iniciativa para um índice de autoridade de grande escala.

Ranking Ibero Americano

SIR - SCIMAGO INSTITUTIONS RANKINGS
A edição 2011 do índice está disponível (também em português) na página: http://www.scimagoir.com.

Patrocinadores

Fale com a ABEC

Informações gerais:
Email: abec@abecbrasil.org.br
Convênios (Crossref; iThenticate):
Email: convenios@abecbrasil.org.br
Tel.: (12) 3209-4414 (Bruna)
Financeiro:
Email: financeiro@abecbrasil.org.br
Tel.: (14) 3815.5095 (Nilson)