terça-feira , 30 de maio de 2023
Home / Blog / O centenário da Revista de Medicina

O centenário da Revista de Medicina

 

Por Robert Zawadzki Pfann e Gustavo Rosa Gameiro

 

 

Em 1916, quando o Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC) fundou a Revista de Medicina, seus objetivos eram fortalecer a imagem da recém-fundada Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, disseminar e popularizar o conhecimento científico na área da Medicina e propiciar a comunhão de ideais, mestres e discípulos. Desde sua fundação até hoje, ela se manteve como um periódico administrado por discentes da instituição. Inicialmente, além do cunho eminentemente científico, a Revista de Medicina também apresentava um caráter político, constando, em suas páginas, registros de episódios relevantes à Faculdade, à cidade de São Paulo e ao Brasil, como a morte de Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, fundador da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, a Guerra Civil de 1932 e até a morte de um de seus alunos.

Outro episódio interessante da história da Revista de Medicina ocorreu quando do início da construção do Hospital das Clínicas, em que o governo paulista se mostrava, de certa forma, relutante. Dessa forma, a Revista de Medicina lançou sua “Chronica” para falar sobre esse assunto.

A Revista de Medicina foi, até o início dos anos 40, um dos únicos meios de publicação da produção científica de alunos e professores da Faculdade, até a produção de novos periódicos mais especializados. A Revista de Medicina também foi o ator mais crucial na fundação do Departamento Científico (DC) da FMUSP, em 1931. Desde então, é o DC quem se ocupa da administração da Revista de Medicina.

Desde 1981, a Revista de Medicina é indexada na base de dados LILACS e, desde 2000, na LATINDEX. Somos atualmente um periódico trimestral e temos a intenção de abrir mais as portas da Revista de Medicina para fora da FMUSP. Desse modo, estamos expandindo nosso Conselho Consultivo, contando com novos membros de universidades brasileiras e estrangeiras. Além disso, fazemos no momento um esforço com vistas à internacionalização da Revista de Medicina, com uma incipiente transição de idiomas, do português ao inglês, de modo a aumentar o impacto de nosso periódico e possibilitar a indexação em novas bases de dados. Fazemos parte também do Portal USP de Revistas e fomos orgulhosamente, no ano de 2015, o periódico mais acessado do Portal.

Como início das comemorações ao centenário da Revista de Medicina, todas as edições da Revista de Medicina, desde 1916, foram digitalizadas e disponibilizadas no Portal USP, com o auxílio do Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz da FMUSP.

Além do periódico trimestral, a Revista de Medicina atualmente oferece também aos alunos de graduação da FMUSP uma disciplina optativa anual em escrita científica. Isso nos torna o único órgão discente na FMUSP capaz de coordenar uma disciplina e dar créditos a alunos de graduação.

É evidente que a administração acadêmica da Revista de Medicina traz grandes desafios a nós, alunos. E é de extrema importância reconhecer que, sem o auxílio da Diretoria e do Corpo Docente da FMUSP, isso não seria possível. Desse modo, gostaria de deixar aqui registrado nosso sincero agradecimento aos nossos professores, por nos auxiliarem, tanto no envio de artigos para a Revista de Medicina, quanto pelo auxílio na disciplina optativa. Isso nos possibilita manter a periodicidade e continuar a oferecer um serviço a nossos colegas.

Um lado relativamente pouco abordado da gestão da Revista de Medicina é a maneira como ela é capaz de alterar a visão de mundo e do que é a produção científica. O contato que a Revista de Medicina nos propicia com artigos e pesquisadores nos permite aprofundar mais no mundo da pesquisa científica e até mesmo, influenciar nos planos de carreira.

Por fim, gostaria de convidá-los a acompanhar as edições comemorativas do Centenário, que estarão disponíveis em julho deste ano e procurarão trazer uma visão retrospectiva dos últimos 100 anos da Medicina e também prospectiva dos próximos 100 anos que nos aguardam.

 

 

Robert Zawadzki Pfann é Editor-Chefe da Revista de Medicina e aluno da 102ª Turma de Medicina da FMUSP.

 

Gustavo Rosa Gameiro é Editor-Sênior da Revista de Medicina e aluno da 101ª Turma de Medicina da FMUSP.

Sobre ABEC Brasil

Veja também

cropped view of geriatric nurse examining elderly patient with stethoscope on blurred background

Avaliação geriátrica ampla: uma revisão narrativa sobre os benefícios do cuidado centrado no paciente

A avaliação geriátrica ampla (AGA) é um modelo de atenção sistemático, multidimensional e interdisciplinar, que ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil