segunda-feira , 21 de agosto de 2017
Home / Blog / Estudo conclui que fatores de impacto de periódicos podem ser avaliados um ano antes

Estudo conclui que fatores de impacto de periódicos podem ser avaliados um ano antes

Periodicos-CientificosUm dos grandes desafios para qualquer pesquisador é produzir artigos científicos com qualidade suficiente para serem publicados nos principais periódicos nacionais e internacionais, ou seja, aqueles com maior fator de impacto. Para o cálculo do fator de impacto de um periódico, leva-se em consideração o número de citações recebidas pelos artigos publicados no periódico nos dois anos anteriores à avaliação, dividido pelo número de artigos publicados no período.

Ter seu trabalho veiculado pelas melhores publicações resulta em uma importante divulgação para seu estudo e também traz reconhecimento para o cientista entre seus pares. Mas, é possível identificar como será o fator de impacto dos periódicos do próximo ano?

O artigo “Predizendo fatores de impacto: o ano seguinte pode ser objetivamente avaliado”, de autoria de Maurício Rocha e Silva, publicado no Medical Express (São Paulo, online). 2016; 3(5): M160506, propôs determinar se tendências de variação do Fator Impacto podem ser objetivamente definidas para o ano seguinte ao ano corrente.

Curvas para citações/documento foram construídas para artigos publicados nos dois anos anteriores ao ano em curso (ANO-1 e ANO-2) e suas citações no ano corrente (Janeiro a Outubro). Curvas separadas foram construídas para cada ano. Um parâmetro designado ÍNDICE R foi definido e calculado para uma amostra aleatória de 100 revistas com Fatores de Impacto entre 1 e 3.

De acordo com o autor, O ÍNDICE R distribui-se de forma normal, com aderência limítrofe à distribuição de Gauss. Observou-se um valor médio para ÍNDICE R = 0,60 ± 0,19. “Como hipótese de trabalho, foi sugerido que o ÍNDOCE R pode indicar uma tendência para o fator de impacto do ano seguinte (2016), a ser publicado em junho de 2018”, defende trecho do artigo.

Confira o artigo na íntegra em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2358-04292016000500006&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Leandro Rocha (4toques comunicação)

comunicacao@abec.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

revisao

Revista traz artigo sobre a gestão no processo de revisão de textos

Talvez possa parecer, mas escrever não é tão fácil. Ainda mais se você quer ter ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil