sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Participantes avaliam positivamente o CEC 2017

Participantes avaliam positivamente o CEC 2017

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) realizou uma pesquisa de satisfação junto aos participantes do seu 25º Curso de Editoração Científica, realizado em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de junho, e a avaliação sobre o evento foi positiva. Entre os 77 inscritos que responderam ao questionário, 63% consideram que o evento atendeu plenamente suas expectativas.

O levantamento aponta que a plateia era formada por um grande número de editores-chefes ou editores de área (40%), mas também estiveram presentes editores-assistentes, pareceristas  e profissionais de produção editorial (revisor, tradutor, diagramador, gestor de mídias sociais, etc) . A maioria (31%) está há menos de dois anos envolvida com atividades editoriais.

Gildenir Santos
Gildenir Santos

Para 75% dos participantes do CEC 2017, o evento teve carga horária adequada e 64% disseram que o Curso foi bem organizado. Em relação aos temas incluídos na programação, a pesquisa informa que as palestra “Como transformar seu Comitê Editorial em um time de alta performance”, ministrada pelo professor Luiz Marins e “Fontes de indexação: o que o editor precisa saber para indexar seu periódico, apresentada por Gildenir Santos foram as preferidas de 49% dos entrevistados.

Sobre a oportunidade de fazer networking, 53% disseram que isso foi possível em partes, enquanto 41% responderam que o CEC proporcionou o ambiente necessário para troca de experiências profissionais.

Por fim, aqueles que responderam a pesquisa puderam relacionar temas que não foram abordados no Curso, mas que eles gostariam de ter visto. Entre os assuntos sugeridos estão: pontos-chave para a indexação de periódicos nas bases Scopus e Web of Science; estratégias para captação e retenção de avaliadores; uma abordagem mais técnica sobre o XML; autoplágio; perspectivas da publicação científica no Brasil e no mundo; mídias sociais (com maior ênfase); direitos autorais e patrimoniais, entre outros.

“A avaliação das atividades realizadas durante o evento, por seus participantes, nos ajuda a manter o alto padrão de qualidade dos palestrantes para as próximas edições”, afirma Rui Seabra Ferreira Júnior, presidente da Abec.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil