quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Participantes do ABEC Meeting 2017 poderão discutir, entre os temas centrais, o Fator de Impacto nos periódicos brasileiros

Participantes do ABEC Meeting 2017 poderão discutir, entre os temas centrais, o Fator de Impacto nos periódicos brasileiros

ABEC meeting 2017_01082017Um dos temas abordados durante o ABEC Meeting 2017, que será realizado entre os dias 6 e 9 de novembro, em Curitiba – PR, será o Fator de Impacto dos periódicos brasileiros. O evento acontecerá no Auditório Gregor Mendel, da Pontifica Universidade Católica do Paraná, e terá como tema: Promoting efforts toward internationalization of Brazilian journals.

Para apresentar aos participantes as principais novidades sobre o assunto, será realizada a oficina “Fator de Impacto: promovendo erro zero nas métricas de seu periódico”, coordenada pelo professor Ricardo Antunes Azevedo (foto), da Universidade de São Paulo (USP). Durante a atividade, será explicado de forma breve como é feito o cálculo do Fator de Impacto (Web of Science (WoS) – Clarivate Analytics) publicado anualmente no Journal Citation Reports, e discutidos casos de má-conduta por manipulação desta métrica, tais como pela autocitação e formação de cartel. O assunto principal será a apresentação de um roteiro passo-a-passo de como corrigir citações erradas na base WoS para periódicos já indexados nesta base.

“É bastante comum que um autor cometa erros ao preparar a lista de referência de seu artigo, por exemplo, pela simples digitação de um número de página errado ou uma letra errada no nome de um autor, entre outros problemas, que, ao entrarem na base WoS, não contarão para o cálculo do Fator de Impacto por estarem incorretos. No entanto, é possível fazer a correção no WoS”, destaca Azevedo.Ricardo Azevedo

O responsável pela oficina ainda explica que o passo a passo será feito para correções com foco no periódico (de interesse primordial do editor) e com foco no autor (de interesse do próprio autor). Tais correções resultam no aumento do Fator de Impacto e nas citações do pesquisador e dependendo da quantidade de erros, podem ser bastante significativos.impacto

“Em seguida, mostrarei que mesmo periódicos não indexados no WoS são citados nesta base e tais citações podem ser monitoradas. Para encerrar, um rápido tutorial será apresentado de como monitorar citações do periódico ou do autor com alertas semanais de citações. No início da oficina a apresentação será disponibilizada para cada participante poder acompanhar em seu próprio laptop, se desejar. Além disso, a última hora da oficina será utilizada para discutir os tópicos apresentados e fazer algumas checagens em tempo real no WoS para periódicos de editores presentes, procurando verificar casos de erros”, acrescenta Azevedo.

Ainda durante o ABEC Meeting serão realizadas as palestras: “Transição da publicação seriada para continua – todo cuidado é pouco”, ministrada pelo professor Benedito Barraviera (Unesp), tesoureiro e ex-presidente da ABEC e “Por que monitorar citações do seu periódico”.

“Essas duas últimas palestras estão diretamente relacionadas com a do professor Azevedo. Após eu ter aprendido com ele como monitorar as citações dentro da Base Clarivate do Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, que é um periódico em fluxo contínuo desde 2013, percebi que anualmente perdíamos cerca de 25% das citações. Isso porque quem nos citava, citava errado! Se hoje o nosso Fator de impacto é 1.5, se tivéssemos corrigido as citações erradas estaríamos certamente com impacto próximo de 2.0. É uma diferença considerável”, afirma o professor.

Na opinião de Barraviera, com a preocupação de citar corretamente um trabalho científico, em especial as atuais revistas em fluxo contínuo, é fundamental que todos os editores das revistas brasileiras indexadas na Base da Clarivate Analytics participem do ABEC Meeting, em Curitiba. “Os participantes vão aprender, em tempo real, como fazer estas correções e também como citar as revistas em fluxo contínuo, que hoje são a maioria. Neste contexto, e interessado no impacto da ciência brasileira no contexto mundial, encomendei pessoalmente à secretaria da ABEC o mailing de todas as revistas brasileiras indexadas na Base Web of Science para enviar um e-mail especial para cada Editor-chefe. “Saliento que essa é uma oportunidade ímpar e uma responsabilidade irrestrita de cada Editor-chefe, que não deverá perder essa oportunidade de dar um salto no Fator de Impacto do seu periódico em 2018”, finaliza Barraviera.

Leandro Rocha (4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil lança curso EaD sobre plágio em textos científicos

 Curso é voltado a editores, avaliadores, autores, professores e toda a comunidade científica e tem ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil