quarta-feira , 24 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / UFPR lança Base de Dados Científicos para reunir dados apurados por pesquisadores

UFPR lança Base de Dados Científicos para reunir dados apurados por pesquisadores

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou, na última semana, a Base de Dados Científicos (BDC), que visa reunir os dados utilizados em pesquisas publicadas pela comunidade da instituição.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) e o Sistema de Bibliotecas (SiBi), ambos da UFPR. A base passa a integrar o Repositório Digital Institucional (RDI). Além do novo banco de dados, o repositório conta ainda com quatro coleções: a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, a Biblioteca Digital de Periódicos, a Biblioteca Digital de Eventos Científicos e a Biblioteca Digital de Imagem e Som.

O novo serviço acompanha a tendência mundial de disponibilidade de dados básicos de pesquisas para que possam ser utilizados em novos estudos. A partir das informações disponíveis é possível tratar de novas perspectivas que não estão presentes nos estudos originais.

O repositório ainda conta com poucos conjuntos de dados, mas a expectativa é que nos próximos meses passe a receber de forma constante novos materiais. Os interessados em disponibilizar seus dados de pesquisas devem entrar em contato com os coordenadores do projeto por meio do correio eletrônico: bdcufpr@gmail.com.

Serviço
Base de Dados Científicos da UFPR

Link de acesso à BDC
Contato: bdcufpr@gmail.com
Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) 
Sistema de Bibliotecas da UFPR (SiBi)

 

Texto da Universidade Federal do Paraná

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil