sábado , 15 de maio de 2021
Home / Todas as Notícias / Acontece / UFPR lança Base de Dados Científicos para reunir dados apurados por pesquisadores

UFPR lança Base de Dados Científicos para reunir dados apurados por pesquisadores

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou, na última semana, a Base de Dados Científicos (BDC), que visa reunir os dados utilizados em pesquisas publicadas pela comunidade da instituição.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) e o Sistema de Bibliotecas (SiBi), ambos da UFPR. A base passa a integrar o Repositório Digital Institucional (RDI). Além do novo banco de dados, o repositório conta ainda com quatro coleções: a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, a Biblioteca Digital de Periódicos, a Biblioteca Digital de Eventos Científicos e a Biblioteca Digital de Imagem e Som.

O novo serviço acompanha a tendência mundial de disponibilidade de dados básicos de pesquisas para que possam ser utilizados em novos estudos. A partir das informações disponíveis é possível tratar de novas perspectivas que não estão presentes nos estudos originais.

O repositório ainda conta com poucos conjuntos de dados, mas a expectativa é que nos próximos meses passe a receber de forma constante novos materiais. Os interessados em disponibilizar seus dados de pesquisas devem entrar em contato com os coordenadores do projeto por meio do correio eletrônico: bdcufpr@gmail.com.

Serviço
Base de Dados Científicos da UFPR

Link de acesso à BDC
Contato: bdcufpr@gmail.com
Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) 
Sistema de Bibliotecas da UFPR (SiBi)

 

Texto da Universidade Federal do Paraná

Sobre Leandro Rocha

Veja também

webinar SciELO

Webinar SciELO sobre preprints levanta reflexão sobre ciência aberta no Brasil

Na última quarta-feira (07), das 16h às 18h, foi realizado o webinar SciELO Preprints: estado ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil