quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Blog / Artigo analisa práticas para redução de emissão de gases do efeito estufa na pecuária bovina

Artigo analisa práticas para redução de emissão de gases do efeito estufa na pecuária bovina

cattle-842590_1920Grande fonte de emissão de gases do efeito estufa é creditado à pecuária. Parte do gás metano, por exemplo, expelido no planeta se dá após um processo digestivo de herbívoros ruminantes, como os bovinos. E mais: a deposição de dejetos desses animais ainda produz óxido nitroso, que também provoca efeitos negativos na natureza.

Além disso, o lançamento de gás carbônico para a atmosfera está relacionado à troca de gases com as florestas. E as áreas de pastagens, principais vegetações utilizadas para a criação de rebanhos no Brasil, possuem uma forte troca de gases. Embora a bovinocultura apresente impacto ambiental, há formas de contornar essa realidade produzindo alimento de qualidade de forma sustentável.

E para elucidar o tema, as autoras Telma Teresinha Berchielli, Juliana Duarte Messana e Roberta Carrilho Canesin, da Universidade Estadual de São Paulo, elaboraram o estudo “Produção de metano entérico em pastagens tropicais”, divulgado na Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal, v. 13, nº 4, de outubro/dezembro de 2012.

A pesquisa mostra que as pastagens são utilizadas para a criação de bovinos devido ao seu baixo custo de produção de alimentação. E o alimento ingerido pelos bovinos faz toda a diferença na hora da produção do metano no sistema digestivo do animal. Por isso, combater as más práticas na produção do animal é fator determinante para melhorar os números de emissão.

O artigo conclui que o ideal é seguir buscando tecnologias para reduzir a emissão do metano, através de melhorias da prática de manejo alimentar, manipulação ruminal (como a mudança na idade do abate do bovino), entre outros fatores.

O artigo completo pode ser visto em https://goo.gl/KvU42n ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.1590/S1519-99402012000400010.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Integridade, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na editoração científica em debate no ABEC Meeting 2023, em Foz do Iguaçu

Integridade em publicação científica e os Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade) na editoração ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil