segunda-feira , 25 de março de 2019
Home / Blog / Artigo mostra o processo de afastamento das mulheres dos estádios brasileiros de futebol

Artigo mostra o processo de afastamento das mulheres dos estádios brasileiros de futebol

É inegável que o futebol é um esporte amado pelos brasileiros. A disputa do jogo de bola mexe com a paixão e com a emoção do povo. E se hoje os estádios são vistos como ambientes predominantemente masculinos, no começo do século XX, durante os primeiros anos do futebol no Brasil, as coisas eram bem diferentes, com a presença marcante de mulheres e famílias nos estádios.

Este tema é abordado no artigo “A mulher nos estádios: das plumas ao disfarce”, de Elisabeth Murilho da Silva, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), publicado na revista dObra[s], v. 4, nº 9, de 2010, periódico associado da ABEC.

O texto contextualiza a chegada do esporte britânico às terras tupiniquins, como uma atividade amadora adotada pela elite brasileira. Com isso, as arquibancadas ficavam lotadas de moças elegantes, acompanhadas da família – com irmãos ou namorados em campo –, vestidas de acordo com a moda europeia da época, com chapéus enfeitados de flores e plumas, que davam um colorido peculiar ao local.

woman-391555_1920Com o acirramento das disputas dentro de campo, principalmente com finais entre times do Rio de Janeiro e de São Paulo, os ânimos foram se acirrando. O tom bélico dado pela imprensa esportiva da época contribuiu para a mudança. Da frenética paixão, nascem as torcidas organizadas, que passam a utilizar a violência contra outras torcidas. E uma das soluções encontradas pelas moças para se preservarem foi se afastar dos estádios.

O estudo mostra ainda que, para não atrair os gracejos dos homens e evitar as brigas que começam a surgir, as mulheres, principalmente na década de 60, passaram a utilizar camisetas dos times como “disfarces”, o que não destacavam seus atributos físicos, com exceção dos cabelos que normalmente ficavam aparentes.

O artigo completo e todo o contexto histórico da mudança podem ser acessados em https://goo.gl/9s4wrb.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

Estudo analisa processo de desnaturalização de rio localizado em Niterói, no Rio de Janeiro

Os rios tiveram papel importante no desenvolvimento de grandes centros urbanos. Seja na utilização para ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil