terça-feira , 19 de março de 2024
Home / Blog / Artigo mostra tutorial básico de como utilizar técnicas estatísticas de três métodos quantitativos de estudo

Artigo mostra tutorial básico de como utilizar técnicas estatísticas de três métodos quantitativos de estudo

document-3268750_1920Métodos quantitativos de análise são de extrema importância na pesquisa científica de diversas áreas. E nas ciências sociais aplicadas, como a administração, direito, jornalismo etc., não é diferente. Assim, estudos dessas técnicas são necessários para estudantes, pesquisadores, avaliadores e outros interessados, em geral.

Pensando nisso, os autores Ivano Ribeiro, Antonio Oliveira de Carvalho, Renato Fabiano Cintra e Alessandra Cassol, todos da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), produziram o artigo “Quantitative methods: a basic tutorial on the use of techniques for Exploratory Factorial Analysis (EFA), Correlation and Linear Regression” (“Métodos quantitativos: um tutorial básico sobre o uso das técnicas de Análise Fatorial Exploratória (AFE), Correlação e Regressão Linear”, na tradução), publicado na Revista Eletrônica Científica do CRA-PR (Conselho Regional de Administração do Paraná), v. 3 n. 2, de 2016.

A pesquisa elabora um tutorial básico das principais técnicas estatísticas utilizadas para a análise de dados em pesquisas no tema das ciências sociais aplicadas. São elas a Análise Fatorial Exploratória (AFE), Correlação e Regressão Linear. Para desenvolver o estudo, foram utilizadas bases de dados de dois trabalhos realizados no Brasil (um sobre fatores que dificultam a viabilidade de startups no Brasil e outro sobre companhias multinacionais brasileiras), que possibilitaram a aplicação das técnicas de forma ilustrativa e didática.

Dessa forma, os autores apresentam os principais procedimentos e técnicas a serem adotados e os pressupostos a serem observados na AFE, na Correlação e na Regressão Linear, demonstrando a possibilidade e efetividade da aplicação das técnicas para cada objetivo proposto.

O artigo completo pode ser acessado em https://goo.gl/DmCwp2.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Meeting 2023, em Foz do Iguaçu, debate sobre IA e sustentabilidade da publicação científica

O segundo dia do ABEC Meeting 2023, nesta quarta-feira (22/11), em Foz do Iguaçu-PR, contou ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil