terça-feira , 19 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Salvador sedia Encontro Regional da ABEU Nordeste

Salvador sedia Encontro Regional da ABEU Nordeste

De 5 a 7 de abril, a Faculdade de Comunicação da UFBA (Universidade Federal da Bahia), em Salvador, será sede do Encontro Regional Nordeste da ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias). O evento é o resultado do esforço das editoras universitárias baianas: UEFS Editora, Edições UESB, EDUFBA, EDUNEB e Editus – Editora da UESC.

O encontro reúne representantes de diversas editoras da região e tem o objetivo de discutir e avaliar as ações e projetos conjuntos das editoras universitárias do Nordeste filiadas à ABEU, além de investir na capacitação das equipes através do ABEU Técnico. Na abertura do Encontro, às 20h, o Prof. Adilson Citelli (ECA/USP) fará a palestra “Aceleração Social do Tempo”, propondo uma reflexão sobre o contexto contemporâneo e a noção de tempo a partir do desenvolvimento tecnológico – o que vem impactando também na produção editorial nos últimos anos.

A programação do segundo dia terá início às 8h30, com a mesa “Gestão de Pessoas: discursos e práticas na gestão de equipes”, que reúne profissionais da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), da Editora Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz), da EDUNEB e da Editora da UESB. No mesmo horário, ocorrerá uma formação do ABEU Técnico, com o tema “Gestão Comercial: consignações e outros modos de comercializar em uma editora universitária”, ministrada por integrantes da EDUFBA e da Editus.

À tarde, às 14h, uma segunda mesa discutirá o tema “Editoras Universitárias: questões administrativas”, composta por representantes da EDUFBA, UEFS Editora, UESC e Editora da UFPB. Também às 14h, será realizada a segunda formação do ABEU Técnico, com a temática “Encaminhamentos de originais e etapas do processo editorial”, oferecida pela EDUFBA.  

O evento encerra com a reunião de gestores da ABEU Nordeste, avaliando as ações da regional e fechando planejamento para novas iniciativas. A participação na palestra de abertura e nos dois minicursos do ABEU Técnico é gratuita, aberta à comunidade e pode ser feita no endereço https://doity.com.br/encontro-regional-da-abeu-nordeste-2018.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil abrirá inscrições para cargo no Conselho Fiscal

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) abrirá inscrições para os interessados em concorrer à ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil