terça-feira , 19 de março de 2024
Home / Blog / Trabalho analisa discurso de trabalhadores sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde

Trabalho analisa discurso de trabalhadores sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde

IMG_20160702_100542.CO Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, que realiza desde exames simples até transplante de órgãos. Seu atendimento, no entanto, abre margem para muitas discussões. Há quem defenda seu funcionamento e há aqueles críticos à sua atuação.

Com o tema em mente, as autoras Thereza Christina Bahia Coelho, Tânia Maria de Araújo, Tatiane Santos Couto de Almeida, Elaine Andrade Leal Silva e Deisy Vital dos Santos produziram o artigo “Discursos de Trabalhadores da Estratégia Saúde da Família Sobre o SUS”, publicado na Revista de Saúde Coletiva da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), v. 5, n. 1, de dezembro de 2015, periódico associado da ABEC.

A pesquisa identificou e analisou discursos sobre o que é o SUS, segundo 51 trabalhadores de 12 unidades da Estratégia Saúde da Família (que busca promover a qualidade de vida da população e intervir em fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física e má alimentação, por exemplo) de dois municípios.

Foram identificados cinco discursos: Bonito na Teoria; Melhor Plano de Saúde; SUS Necessário, mas Imaturo; SUS para Pobres; e Je-SUS. Os discursos se apresentaram puros ou entrelaçados, com alguns deles contrapondo a teoria com a prática e mostrando variações de linguagem dentro de um mesmo discurso.

As autoras concluem que existe um descontentamento dos trabalhadores com bases reais, lógicas e uma luta simbólica que se trava entre interesses de classes, públicos e privados, entre utopias de cunho social e liberal. Além disso, o discurso Bom na Teoria se dirige não apenas ao setor da saúde, mas à Constituição Brasileira, criada por uma sociedade dominada e em luta por se libertar de um Estado opressor.

O artigo completo pode ser lido em https://goo.gl/K4C4DX ou pelo DOI 10.13102/rscdauefs.v5i1.1006.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Meeting 2023, em Foz do Iguaçu, debate sobre IA e sustentabilidade da publicação científica

O segundo dia do ABEC Meeting 2023, nesta quarta-feira (22/11), em Foz do Iguaçu-PR, contou ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil