quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Na abertura do ABEC Meeting 2018, Pró-reitor de Pesquisa da USP destaca o papel da ABEC na capacitação dos editores científicos

Na abertura do ABEC Meeting 2018, Pró-reitor de Pesquisa da USP destaca o papel da ABEC na capacitação dos editores científicos

 

DSC_0369Profissionais envolvidos com o mundo da editoração científica estão reunidos no Auditório do CDI, da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, para discutir o tema Future Scenarios for Scientific Publishing, durante quatro dias de atividades do ABEC Meeting 2018. Cerca de 350 pessoas assistiram as palestras do primeiro dia do Encontro, que é promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).

Logo no início da manhã, foi realizada a cerimônia de abertura, com a presença do pró-reitor de Pesquisa da USP, Sylvio Roberto Accioly Canuto. Além dele, fizeram uso da palavra durante a solenidade o presidente da ABEC, Rui Seabra e a coordenadora do ABEC Meeting 2018, Suzana Caetano da Silva Lannes.

Suzana, que é diretora da ABEC, docente da USP, classificou o evento, do qual é a anfitriã, como  um “importante acontecimento para a ciência e tecnologia”. “É por meio da publicação científica que apresentamos os resultados das nossas pesquisas para o mundo. Como editora há vários anos, compactuo com vocês a problemática e a sistemática da gestão de periódicos científicos no país e, como pesquisadora, todo o fluxo e escalada para a publicação de um artigo científico”, coloca.

????????????????????????????????????
Sylvio Canuto, pró-reitor de Pesquisa da USP

Na opinião do pró-reitor de Pesquisa da USP, Sylvio Canuto, os editores científicos são responsáveis pela qualidade da produção científica no Brasil e no mundo. “A ABEC oferece aos editores as condições necessárias para que os editores possam trabalhar de maneira uniforme, levando em consideração diversos aspectos da produção científica. Para USP, que produz cerca de 14 mil artigos científicos por ano e reúne diversos editores de revistas científicas, periódicos que valorizam a produção do conhecimento, é um orgulho sediar um evento como o ABEC Meeting 2018”, destaca.

Rui Seabra, presidente da ABEC, ressaltou, durante o seu discurso, o papel da entidade no aperfeiçoamento dos periódicos científicos brasileiros, bem como na promoção de políticas que possibilitem o avanço da ciência brasileira. “Essa contribuição da ABEC se dá por meio da produção, divulgação e internacionalização, além de incentivar a discussão sobre a ética e as boas práticas, objetivando fomentar todo o ecossistema brasileiro editorial”, observa.

Para Seabra, após mais de 30 anos de fundação, a Associação chegou à maturidade. “Temos cerca de 700 sócios e um programa intenso de atividades e serviços de apoio aos periódicos. Nenhum outro país conta com uma associação de editores científicos como a ABEC, que está alinhada a todas as mudanças que ocorrem no mercado mundial de editoração científica, promovendo as boas práticas da comunicação e da ciência aberta. O futuro é incerto, mas temos formado uma base sólida para enfrentar esses novos tempos”, acrescenta o presidente.

Ao final de sua fala, Seabra apresentou estatísticas sobre a evolução do fator de impacto dos periódicos brasileiros.

????????????????????????????????????
Martin Parry ministrou a Conferência Magna

A Conferência Magna do primeiro dia do ABEC Meeting 2018 foi ministrada pelo convidado internacional Martin Parry, da University of Lancaster. Ele abordou o tema: “The role of Editor in chief in face current scenario”.

 

Confira os temas abordados no primeiro dia do Encontro:

INTERNACIONAIS – Em seguida, foi a vez de Jennifer Deyton – (Council of Science Editors – CSE), falar sobre “Data-driven best practices for editorial offices”. Após o primeiro intervalo da manhã, Margaret Perkins (CSE) falou sobre “Fostering the health of a journal”.

Piotr Trzesniak – UFPE; ABEC, ministrou palestra sobre “Política editorial: a personalidade de uma revista”. Na volta do almoço,  Elisabete Werlang – UFSC; ABEC, ministrou a palestra “As etapas do fluxo editorial científico e as expectativas dos atores envolvidos na publicação eficaz de artigos”.

Em seguida, Ronnie Fagundes de Brito – Ibict, provocou reflexões a respeito da temática: “Otimizando os recursos do OJS na publicação de artigos”. Abel Packer – SciELO, falou sobre “Profissionalização do editor”.

Para tratar da Profissionalização do editor, a ABEC convidou Marcelo Krokoscz – FECAP. Para fechar o primeiro dia de atividades, Sérgio Branco – ITS Rio; FGV Direito Rio, abordou Direitos autorais e uso da licença Creative Commons.

Acesse mais imagens do primeiro dia do ABEC Meeting 2018: https://goo.gl/cWBtm1

Você pode conferir, no site do evento, menu programação, as apresentações de todos os palestrantes que autorizaram o compartilhamento do conteúdo.

Leandro Rocha (via 4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil