sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Blog / Artigo verifica impacto de mulheres, conselheiros independentes e estrangeiros em Conselhos de Administração de empresas

Artigo verifica impacto de mulheres, conselheiros independentes e estrangeiros em Conselhos de Administração de empresas

Portrait asian young business woman leader teamwork in meeting cO Conselho de Administração (CA) é um corpo de membros eleitos ou designados que supervisiona as atividades de uma empresa. Eles respeitam o estatuto interno e contam com regras para conduzir o acompanhamento. Códigos de ética, inclusive, também estão sempre presentes como guia para este tipo de grupo.

Dessa maneira, os autores Arturo Haro-de-Rosario, María del Mar Gálvez-Rodríguez, Alejandro Sáez-Martín, Carmen Caba-Pérez produziram o artigo “Papel do conselho de Administração na ética empresarial em países da América Latina”, publicado na Revista de Administração de Empresas, v. 57, n. 5, de 2017, periódico associado da ABEC.

No trabalho, são analisados os valores éticos fomentados nos códigos de éticas das 100 maiores empresas latino-americanas, cotadas em bolsa, para identificar a influência da composição do CA. – em especial a presença de diversidade de gênero e de conselheiros independentes e estrangeiros.

O estudo mostra que as empresas elaboram códigos de conduta com valores éticos que melhoram as relações com seus stakeholders. Mas, prevalece o estabelecimento de valores que protegem a organização do funcionário. Os autores verificam também que a presença de mulheres e conselheiros independentes no CA tem grande e positiva influência no conteúdo dos códigos de ética, enquanto a presença de conselheiros estrangeiros tem impacto negativo.

O artigo completo pode ser visto em https://goo.gl/cHcuqH ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020170502.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil