quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Blog / Artigo analisa o totalitarismo e suas vertentes como forma de governo em diferentes países

Artigo analisa o totalitarismo e suas vertentes como forma de governo em diferentes países

Rivista_militare_del_6_maggio_1938O totalitarismo é um regime filosófico-político no qual todos os poderes socioeconômicos e políticos ficam concentrados na mão de apenas um indivíduo. Este tipo de governo supõe a eliminação de todo e qualquer pensamento filosófico-político contrário. Exemplos como este não faltam no mundo: Nazismo de Hitler, Fascismo de Mussolini, Stalinismo de Josef Stalin e o Getulismo de Vargas, no Brasil.

Assim, os autores Auner Pereira Carneiro, Ronald da Silva Rosa e Walkyria Pereira da Silva Rosa elaboraram o estudo “O Totalitarismo – O desiderato das ideologias totalitárias imbricado na era das ditaduras. 1870-1955”, publicado na Revista Conexão Acadêmica, v. 7, de dezembro de 2016, periódico associado da ABEC.

O artigo aborda a essência do totalitarismo, suas origens, evolução, ideologia e procedimentos de ação. Mostra que este regime impõe modelos de comportamento e de pensamentos, seja com uso da violência ou não, e que não pode haver nada acima do Estado. Fala também do uso do terror como forma de manutenção do poder.

Os autores concluem que o regime totalitário busca um partido único, com uma personalidade carismática, a totalidade da vida do Estado e sempre se utilizando de uma força militar fundamentalista para sua sustentabilidade política. A finalidade, utópica, é desfazer o existente, inserir um novo status que deverá remodelar a sociedade.

Além disso, foi possível verificar que as tentativas de enaltecimento dos regimes de totalitarismo e suas experiências não conseguiram descaracterizar as teses clássicas referentes ao tema.

O artigo pode ser lido, na íntegra, no link https://goo.gl/PhXMTm.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Integridade, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na editoração científica em debate no ABEC Meeting 2023, em Foz do Iguaçu

Integridade em publicação científica e os Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade) na editoração ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil