quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Blog / Artigo verifica nível de estresse em motoristas de táxi de Aracaju, capital de Sergipe

Artigo verifica nível de estresse em motoristas de táxi de Aracaju, capital de Sergipe

Taxi sign on roof top carO trânsito costuma trazer estresse para motoristas e também para pedestres. E para quem tem as ruas como seu local de trabalho, é preciso contornar a irritação e frear o nervosismo. Taxistas de grandes cidades, por exemplo, encontram ainda mais problemas por conta da quantidade de veículos e condições gerais encontradas nas metrópoles.

Assim, os autores Maria Eliane de Andrade, Thiago Sant´Anna de Andrade, Clauberto Rodrigues de Oliveira e Ricardo Luiz Cavalcanti de Albuquerque-Júnior, todos da Universidade Tiradentes (SE), produziram o artigo “Níveis de estresse em taxistas”, publicado na Revista Interfaces Científicas, v. 7, n. 1, de 2018, periódico associado da ABEC.

O estudo verificou os níveis de estresse de 72 motoristas de táxi em Aracaju, capital de Sergipe, utilizando o Inventário de Sintomas de Estresse de Lipp (ISEL), importante instrumento para identificar quadros característicos desta condição. Entre os entrevistados, 48,6% apresentaram estresse e os principais sintomas físicos associados foram problema de memória e tensão muscular.

A conclusão é de que há uma alta frequência do problema, em fase de resistência, nos motoristas de Aracaju e que o desenvolvimento de sintomas físicos pode estar mais associado a quadros de estresse do que os sintomas psicológicos. Além disso, os autores concluem que estudos regionais são importantes para identificação e caracterização da condição (e posteriores prevenção, minimização e enfrentamento) por conta do ambiente de trabalho e condições socioculturais influenciarem o estresse.

O artigo completo pode ser lido em https://goo.gl/TtmDEY ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.17564/2316-3798.2018v7n1p37-46.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil