sexta-feira , 29 de março de 2024
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Estudo analisa variáveis pedagógicas em situações de jogo de equipe sub-16 de basquete

30148-minOs treinamentos são de extrema importância no esporte. Alguns treinadores usam técnicas na qual reduzem o número habitual de jogadores para ensiná-los noções táticas e como lidar com diferentes situações de jogo. E o basquete é um bom exemplo disso.

Neste contexto, os autores María Reina, Sergio González, María Cañadas e Sergio José Ibáñez elaboraram o artigo “Análisis de las variables pedagógicas en tareas de small sided games y full game en baloncesto” (“Análise das variáveis pedagogicas nas tarefas de small sided games e full game no basquetebol”, na tradução), publicado na Revista Corpoconsciência, v. 22, n. 2, de maio/agosto de 2018, periódico associado da ABEC.

O estudo analisa as variáveis pedagógicas e suas diferenças entre os Small Sided Games (jogos de 2×2, 3×3 ou 4×4) e o Full Game (partidas de 5×5) em uma equipe de basquete sub-16. Os autores realizaram uma análise descritiva e identificaram relações e associações entre a situação de jogo e todas as variáveis.

A conclusão é de que em situações de jogo 2×2, é mais comum o treinamento de táticas de Defesa, Jogos Simples e Complexos Específicos. Já para 3×3 está relacionado com tarefas de Ataque e com Jogos Complexos Específicos. Enquanto isso, o 4×4 e 5×5 com o trabalho misto e com o Esporte. Os autores verificam também que, conforme aumenta a complexidade da situação de jogo, mais técnicas de ataque são treinadas.

O artigo pode ser visto, na íntegra, em https://goo.gl/6VkrhX.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

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