domingo , 20 de janeiro de 2019
Home / Blog / Estudo verifica estratégias de adesão à higienização das mãos por profissionais da saúde em ambiente hospitalar

Estudo verifica estratégias de adesão à higienização das mãos por profissionais da saúde em ambiente hospitalar

Washing Hands, Global Handwashing Day,solated on white background.Infecções relacionadas à assistência em saúde são uma séria ameaça a pacientes hospitalizados. Elas contribuem para aumentar as taxas de mortalidade e de morbidade. Para evitar este problema, o simples ato de higienização das mãos ajuda a prevenir a disseminação de contágios em serviços de saúde.

Assim, os autores Danielle Galdino de Paula, Fabiana Fernandes Pinto, Renata Flávia Abreu da Silva, Vanessa Galdino de Paula e Rafael de Lima Bilio elaboraram o estudo “Estratégias de adesão à higienização das mãos por profissionais de saúde”, publicado na Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 7, n. 2, de 2017, periódico associado da ABEC.

A pesquisa busca analisar as publicações relacionadas às estratégias utilizadas para aumentar a adesão dos profissionais de saúde à higienização das mãos em ambiente hospitalar. Para isso, separaram os artigos publicados sobre o tema no período de 2008 a 2015 e realizaram uma leitura criteriosa e interpretação dos dados e resultados obtidos.

A conclusão mostra que a maioria dos artigos são voltados aos enfermeiros, mesmo que a prática da higiene das mãos afete todos os profissionais do hospital, além de pacientes e acompanhantes. Mostra também que, muitas vezes, a utilização de uma única estratégia não foi suficiente para aumentar a prática, tornando-se necessária a aplicação de mais artifícios em conjunto com os especialistas da saúde.

O artigo completo pode ser lido em https://goo.gl/kMvJbp ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.17058/reci.v7i2.7731.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Stf_01

Artigo reflete sobre o Constitucionalismo e o aumento do poder do Supremo Tribunal Federal na política brasileira

Atualmente, o Supremo Tribunal Federal é a mais alta hierarquia do Poder Judiciário no Brasil. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil