sábado , 20 de abril de 2024
Home / Blog / Estudo verifica estratégias de adesão à higienização das mãos por profissionais da saúde em ambiente hospitalar

Estudo verifica estratégias de adesão à higienização das mãos por profissionais da saúde em ambiente hospitalar

Washing Hands, Global Handwashing Day,solated on white background.Infecções relacionadas à assistência em saúde são uma séria ameaça a pacientes hospitalizados. Elas contribuem para aumentar as taxas de mortalidade e de morbidade. Para evitar este problema, o simples ato de higienização das mãos ajuda a prevenir a disseminação de contágios em serviços de saúde.

Assim, os autores Danielle Galdino de Paula, Fabiana Fernandes Pinto, Renata Flávia Abreu da Silva, Vanessa Galdino de Paula e Rafael de Lima Bilio elaboraram o estudo “Estratégias de adesão à higienização das mãos por profissionais de saúde”, publicado na Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 7, n. 2, de 2017, periódico associado da ABEC.

A pesquisa busca analisar as publicações relacionadas às estratégias utilizadas para aumentar a adesão dos profissionais de saúde à higienização das mãos em ambiente hospitalar. Para isso, separaram os artigos publicados sobre o tema no período de 2008 a 2015 e realizaram uma leitura criteriosa e interpretação dos dados e resultados obtidos.

A conclusão mostra que a maioria dos artigos são voltados aos enfermeiros, mesmo que a prática da higiene das mãos afete todos os profissionais do hospital, além de pacientes e acompanhantes. Mostra também que, muitas vezes, a utilização de uma única estratégia não foi suficiente para aumentar a prática, tornando-se necessária a aplicação de mais artifícios em conjunto com os especialistas da saúde.

O artigo completo pode ser lido em https://goo.gl/kMvJbp ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.17058/reci.v7i2.7731.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil