quinta-feira , 20 de junho de 2019
Home / Blog / Estudo verifica estratégias de adesão à higienização das mãos por profissionais da saúde em ambiente hospitalar

Estudo verifica estratégias de adesão à higienização das mãos por profissionais da saúde em ambiente hospitalar

Washing Hands, Global Handwashing Day,solated on white background.Infecções relacionadas à assistência em saúde são uma séria ameaça a pacientes hospitalizados. Elas contribuem para aumentar as taxas de mortalidade e de morbidade. Para evitar este problema, o simples ato de higienização das mãos ajuda a prevenir a disseminação de contágios em serviços de saúde.

Assim, os autores Danielle Galdino de Paula, Fabiana Fernandes Pinto, Renata Flávia Abreu da Silva, Vanessa Galdino de Paula e Rafael de Lima Bilio elaboraram o estudo “Estratégias de adesão à higienização das mãos por profissionais de saúde”, publicado na Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 7, n. 2, de 2017, periódico associado da ABEC.

A pesquisa busca analisar as publicações relacionadas às estratégias utilizadas para aumentar a adesão dos profissionais de saúde à higienização das mãos em ambiente hospitalar. Para isso, separaram os artigos publicados sobre o tema no período de 2008 a 2015 e realizaram uma leitura criteriosa e interpretação dos dados e resultados obtidos.

A conclusão mostra que a maioria dos artigos são voltados aos enfermeiros, mesmo que a prática da higiene das mãos afete todos os profissionais do hospital, além de pacientes e acompanhantes. Mostra também que, muitas vezes, a utilização de uma única estratégia não foi suficiente para aumentar a prática, tornando-se necessária a aplicação de mais artifícios em conjunto com os especialistas da saúde.

O artigo completo pode ser lido em https://goo.gl/kMvJbp ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.17058/reci.v7i2.7731.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Muffin on wooden table

As propriedades nutricionais de muffins feitos com farinha de feijão

Quem não gosta de um bom muffin? Essas pequenas porções individuais de bolo são uma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil