domingo , 12 de julho de 2020
Home / Blog / A acessibilidade em escolas públicas de João Pessoa

A acessibilidade em escolas públicas de João Pessoa

Rear view of little boy sitting in wheelchair in schoolAcessibilidade. Políticas de inclusão social são uma demanda crescente da população. E não poderia ser diferente. Afinal, o tema tem papel importante no combate à desigualdade e à segregação racial. As escolas, locais formadores de cidadãos, devem ter livre acesso, para promover uma educação mais igualitária. Dessa forma, cria-se um modelo mais justo de oportunidades dentro do meio. 

Neste contexto, os autores Bruno de Sousa Gonzaga, Gabrielle Diniz dos Santos, Dayse Luckwü e Mirella de Almeida Braga, todos do Centro Universitário de João Pessoa, elaboraram o artigo “Análise da acessibilidade em escolas públicas de tempo integral no Nordeste do Brasil: compatibilidade com a NBR 9050”, publicado na revista Environmental Smoke, v. 1, n. 1, de 2018, periódico associado da ABEC. 

O trabalho buscou visitar e analisar as áreas de circulação de duas escolas em tempo integral da cidade de João Pessoa, na Paraíba, para comparar com as exigências da norma NBR 9050. Esta estabelece critérios e parâmetros técnicos sobre o projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, no que diz respeito às condições de acessibilidade. 

A análise de dados possibilitou compreender o universo de ambas as escolas, bem como seus respectivos elementos de acessibilidade. Observaram alguns espaços depreciados ou designados de maneira errada, em desacordo com a NBR 9050. A conclusão aponta a necessidade de diversas melhorias neste quesito dentro do sistema de ensino e sugere sempre a correta regulamentação da norma. 

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/35Gwshf ou pelo DOI https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811127-147.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

The pipes of the plant rise above the forest. Industrial landscape. Harmful environmental production. Environmental pollution. Smoke from the chimneys. Soot station.

Impactos ambientais da produção de botijões de gás

As ações humanas possuem um importante desdobramento no meio ambiente. Grandes indústrias, produtoras de energias ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil