sábado , 7 de dezembro de 2019
Home / Blog / A acessibilidade em escolas públicas de João Pessoa

A acessibilidade em escolas públicas de João Pessoa

Rear view of little boy sitting in wheelchair in schoolAcessibilidade. Políticas de inclusão social são uma demanda crescente da população. E não poderia ser diferente. Afinal, o tema tem papel importante no combate à desigualdade e à segregação racial. As escolas, locais formadores de cidadãos, devem ter livre acesso, para promover uma educação mais igualitária. Dessa forma, cria-se um modelo mais justo de oportunidades dentro do meio. 

Neste contexto, os autores Bruno de Sousa Gonzaga, Gabrielle Diniz dos Santos, Dayse Luckwü e Mirella de Almeida Braga, todos do Centro Universitário de João Pessoa, elaboraram o artigo “Análise da acessibilidade em escolas públicas de tempo integral no Nordeste do Brasil: compatibilidade com a NBR 9050”, publicado na revista Environmental Smoke, v. 1, n. 1, de 2018, periódico associado da ABEC. 

O trabalho buscou visitar e analisar as áreas de circulação de duas escolas em tempo integral da cidade de João Pessoa, na Paraíba, para comparar com as exigências da norma NBR 9050. Esta estabelece critérios e parâmetros técnicos sobre o projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, no que diz respeito às condições de acessibilidade. 

A análise de dados possibilitou compreender o universo de ambas as escolas, bem como seus respectivos elementos de acessibilidade. Observaram alguns espaços depreciados ou designados de maneira errada, em desacordo com a NBR 9050. A conclusão aponta a necessidade de diversas melhorias neste quesito dentro do sistema de ensino e sugere sempre a correta regulamentação da norma. 

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/35Gwshf ou pelo DOI https://doi.org/10.32435/envsmoke.201811127-147.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

industrial pigs hatchery to consume its meat

A resistência de bactérias do trato digestivo de suínos

O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo. Em ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil