sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Blog / Avaliação do tripé de sustentabilidade em empresas industriais

Avaliação do tripé de sustentabilidade em empresas industriais

320265-P94XJF-235Num mundo onde a sustentabilidade aparece como forte tendência, quem não entra na onda, fica pra trás. E as empresas também passaram a olhar com mais cautela para isso. O conceito Triple Bottom Line (TBL) – ou tripé da sustentabilidade, na tradução – diz respeito à interação entre fatores ambientais, sociais e econômicos, na busca por resultados que consistam, de fato, em práticas sustentáveis.

Neste contexto, os autores Flavio Hourneaux Jr, Marcelo Luiz da Silva Gabriel e Dolores Amalia Gallardo-Vázquez elaboraram o artigo “Triple bottom line and sustainable performance measurement in industrial companies” (“Resultado triplo e sustentável medição de desempenho em empresas industriais”, na tradução literal), publicado na Revista de Gestão, v. 25, n. 4, de 2018, periódico associado da ABEC.

A pesquisa avalia os graus de indicadores de TBL em 149 empresas industriais para estabelecer associação entre eles e os diferentes graus de uso dentro delas. A ideia é propor um conjunto mínimo de indicadores para as companhias e validar um modelo de medição. Para isso, utilizam três hipóteses, num contexto específico, para instituir tal conexão.

Os resultados mostram associações positivas entre o grau de uso de indicadores ambientais, sociais e econômicos, diferenças no grau de uso nas empresas nos quesitos ambientais e sociais, uma associação afirmativa entre a frequência de uso de indicadores ambientais e sociais e a não confirmação da utilização de indicadores econômicos. Por fim, sugerem como medir o desempenho sustentável das empresas industriais e ainda destacam as diferenças no grau de uso do tripé da sustentabilidade. 

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/2QWtrUd ou pelo DOI: https://doi.org/10.1108/REGE-04-2018-0065.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil